Compromisso com energias renováveis
07/04/2015 15:20

Os estudos vão se concentrar na área de sustentabilidade

Professor Paciornik ressalta a importância das pesquisas para os países

A PUC-Rio e a Universidade de Tel Aviv firmaram um acordo de intenção, em março, para o desenvolvimento de pesquisas sobre o tema da sustentabilidade. O convite partiu dos israelenses, que são uma referência no assunto e demonstraram interesse em avançar, inicialmente, na temática hídrica e em energias renováveis. A proposta está de acordo com o esforço mundial de encontrar soluções viáveis para a crise do meio ambiente.

 Desde 2009, as duas universidades têm um convênio de intercâmbio para alunos de graduação. Agora, a interação também vai envolver alunos de pós-graduação e o uso de laboratórios das duas instituições para o desenvolvimento das pesquisas, que serão publicadas em conjunto. De acordo com o Vice-Decano do Centro Técnico Científico (CTC) da PUC, professor Sidnei Paciornik, as tecnologias israelenses podem ser úteis para a realidade brasileira.

 – Israel é um exemplo interessante de como desenvolver soluções em uma região inóspita, essencialmente deserta. Eles conseguiram criar metodologias técnicas ao longo desses 70 anos de existência, relacionadas, por exemplo, à reciclagem e dessalinização de água, que possivelmente podem ser replicadas para os nossos problemas.

 A parceria segue uma tendência mundial de internacionalização, segundo Paciornik, e é coerente com o crescente interesse da PUC pela área da sustentabilidade. O desejo em avançar no assunto foi consolidado em 2010, com a criação da agenda ambiental. Em 2014, professores da PUC foram até Tel Aviv para conhecer a universidade e os pesquisadores envolvidos com a temática do meio ambiente. Além de Paciornik, estiveram em Israel o coordenador do Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente (Nima), Luís Felipe Guanaes, e o professor Sérgio Braga, do Departamento de Engenharia Mecânica, especialista em energia renovável.

 – Durante a visita, pudemos acompanhar várias iniciativas, centros de pesquisa, de caráter interdisciplinar. E aumentar a interação entre áreas distintas é uma vontade antiga da PUC. Eles fazem muito bem isso lá, então, acho que é uma coisa que podemos aprender com eles.

 Embora ainda não exista uma previsão para o início das pesquisas, as duas universidades planejam organizar um workshop na PUC, no 2º semestre deste ano, para colocar em contato os interessados pelas pesquisas e traçar possíveis projetos conjuntos.

Mais Recentes
Iniciativas PUC-Rio: Luta para proteção
Universidade fabrica equipamentos de proteção e doa para hospitais
Metodologia para a dinâmica do coronavírus
COVID-19 Analytics estuda dados do Ministério da Saúde para gerar prognósticos voltados para a lotação de hospitais
Núcleo da PUC-Rio ajuda órgãos de saúde no combate ao coronavírus
Pesquisadores da Universidade, em parceria com outras instituições, produzem previsões estatísticas sobre o avanço da pandemia no país