Fundação Padre Leonel Franca recebe Medalha Pedro Ernesto
24/05/2024 17:31
Lucas Adeniran

Com mais de quatro décadas de relevância nas áreas da educação e sociocultural, Fundação da PUC-Rio é homenageada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Representantes da PUC-RIO e da Fundação Padre Leonel Franca recebem medalha Pedro Ernesto. Foto: JP Araújo

Em reconhecimento aos 40 anos de contribuição à comunidade carioca, a Fundação Padre Leonel Franca (FPLF) recebeu a Medalha Pedro Ernesto, a mais alta honraria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, para as áreas da educação e sociocultural. A solenidade, realizada no dia 20 de maio, contou com a presença do Reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., do Diretor da Fundação, Padre Roberto Barros Dias,S.J., dos vice-reitores da Universidade, além de funcionários da FPLF. 

O Reitor da PUC-Rio sublinhou o valor da Fundação para a comunidade universitária, pois através dela são disponibilizadas as bolsas de estudos para os alunos. Segundo Padre Anderson, isso sela um compromisso com a diversidade: “A medalha Pedro Ernesto é a mais alta comenda da Câmara dos Vereadores e da cidade. Então, é uma alegria enorme para a Fundação recebê-la, pois confirma seu papel em relação à PUC-Rio. Além do apoio financeiro, a Fundação Padre Leonel Franca é um pilar cultural e tecnológico da Universidade. Nós atingimos uma meta histórica, quase 40% de alunos têm alguma bolsa, então é um compromisso com a nossa diversidade”, salientou.

Medalha Pedro Ernesto. Foto: JP Araújo

O Padre Roberto Barros ressaltou a importância da medalha e celebrou o reconhecimento dado à entidade: “É uma alegria recebermos, como Fundação e como PUC-Rio, a Medalha Pedro Ernesto. Esse é o reconhecimento das boas iniciativas em que estamos trabalhando em conjunto com pesquisadores, graduandos, mestres, pós-doutores, e tantas outras pessoas que se unem a nós, sempre tendo em mente a preocupação social de inclusão cidadã”, disse.

A FPLF, que recebeu o nome do primeiro Reitor da PUC-Rio, apoia ainda mais de 3 mil projetos e mais de 10 mil pesquisadores. Entre os projetos, estão o do Núcleo de Estudo e Ação Mundo da Juventude (NEAM), que foi criado na PUC há mais de 40 anos e oferece oportunidades de desenvolvimento social e educativo para jovens de baixa renda, e o do convênio com a  ONG Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), responsável pela Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ), que se apresentou no encerramento da cerimônia na Câmara Municipal.

Plateia da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Foto: JP Araújo

Mais Recentes
Os vários papéis da polícia no Mundo Atlântico
Encontros da História da PUC-Rio reuniram palestrantes da Itália, México e Brasil
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
PUC-Rio E Procon-RJ: Parceria Renovada
“O Procon está sendo representado na PUC-Rio”, afirma Presidente do Procon-RJ