Mais um passo para a preservação ambiental
15/04/2016 18:07
Julia Novaes / Fotos: Ana Carolina Nunes

Núcleo de Ciências da Conservação e Sustentabilidade da PUC-Rio vai realizar pesquisas na área da sustentabilidade

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participou da cerimônia de inauguração do Núcleo de Ciências da Conservação e Sustentabilidade (CSRio), no dia 15 de abril, no Salão da Vice-Reitoria Comunitária da PUC-Rio. Estavam presentes o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., o Decano do Centro de Ciências Sociais (CCS), professor Luiz Roberto Cunha e a presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Samyra Crespo.

O Núcleo é coordenado pelo professor Bernardo Baeta Neves Strassburg, do Departamento de Geografia da PUC-Rio, e pela pesquisadora Agnieszka Ewa Latawiec, ambos co-fundadores do Instituto Internacional para Sustentabilidade, no Rio de Janeiro. De acordo com a ministra Izabella Teixeira, o projeto é importante porque traz importantes oportunidades de debate e diálogo sobre o meio ambiente.

- Eu acredito, de maneira veemente, que iniciativas como essa, que promovem um networking internacional, são essenciais, em que a Universidade toma centralidade na capacitação de decisões políticas no país – disse.

Segundo Strassburg, o CSRio buscará convergir as ciências da conservação e da sustentabilidade. O Núcleo tem o propósito de tornar-se um centro de referência internacional de pesquisa, capacitação e apoio ao desenvolvimento de políticas públicas. Latawiec espera que a iniciativa estimule discussões sobre a conservação da natureza tanto em órgãos públicos como privados.

- O Núcleo tem o objetivo de desenvolver pesquisa de base e aplicada para planejamento estratégico de conservação e transição para a sustentabilidade. Queremos desenvolver conhecimento – explicou Latawiec.

Para o professor Luiz Roberto Cunha, ter o Núcleo desenvolvido dentro do Centro de Ciências Sociais vai intensificar a atuação da Universidade na área ambiental. Já o Reitor destacou a importância do CSRio para a articulação dentro do campus.

- É muito bom termos a oportunidade de criar esse Núcleo, que vai ser uma parceria extraordinária para a Universidade na dimensão interdepartamental e interdisciplinar – disse o Reitor.

Além do Ministério do Meio Ambiente, o CSRio tem parceria com instituições brasileiras, como a UFRJ, a USP e a Embrapa, e internacionais, tais como a Cambridge Conservation Initiative, da Inglaterra, o International Institute for Applied System Analysis (IIASA), da Áustria, e o International Synthesis Consortium, dos Estados Unidos.

Ao fim da cerimônia, o Reitor da Universidade entregou à ministra a Medalha Dom Helder Câmara, condecoração da PUC-Rio destinada, segundo padre Josafá, aos que se destacam em sensibilidade social e contemplação da natureza. A ministra também recebeu uma cópia do livro “Laudato Si’: um presente para o planeta”, de autoria do Reitor.

Mais Recentes
Meu Primeiro Dia na PUC
Calouros são recepcionados pelos departamentos nesta sexta-feira, 10 de agosto. Palestras, visitas guiadas pelo campus e troca de experiência com professores e veteranos fazem parte da programação
Novo diretor na Química
Na PUC há 16 anos, o professor Ricardo Aucélio Queiroz tomou posse do cargo de diretor do Departamento de Química em cerimônia realizada na Sala do Conselho
Ciência na prática
Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional comemora 50 edições de pesquisas no Brasil