Mais um passo para a preservação ambiental
15/04/2016 18:07
Julia Novaes / Fotos: Ana Carolina Nunes

Núcleo de Ciências da Conservação e Sustentabilidade da PUC-Rio vai realizar pesquisas na área da sustentabilidade

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participou da cerimônia de inauguração do Núcleo de Ciências da Conservação e Sustentabilidade (CSRio), no dia 15 de abril, no Salão da Vice-Reitoria Comunitária da PUC-Rio. Estavam presentes o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., o Decano do Centro de Ciências Sociais (CCS), professor Luiz Roberto Cunha e a presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Samyra Crespo.

O Núcleo é coordenado pelo professor Bernardo Baeta Neves Strassburg, do Departamento de Geografia da PUC-Rio, e pela pesquisadora Agnieszka Ewa Latawiec, ambos co-fundadores do Instituto Internacional para Sustentabilidade, no Rio de Janeiro. De acordo com a ministra Izabella Teixeira, o projeto é importante porque traz importantes oportunidades de debate e diálogo sobre o meio ambiente.

- Eu acredito, de maneira veemente, que iniciativas como essa, que promovem um networking internacional, são essenciais, em que a Universidade toma centralidade na capacitação de decisões políticas no país – disse.

Segundo Strassburg, o CSRio buscará convergir as ciências da conservação e da sustentabilidade. O Núcleo tem o propósito de tornar-se um centro de referência internacional de pesquisa, capacitação e apoio ao desenvolvimento de políticas públicas. Latawiec espera que a iniciativa estimule discussões sobre a conservação da natureza tanto em órgãos públicos como privados.

- O Núcleo tem o objetivo de desenvolver pesquisa de base e aplicada para planejamento estratégico de conservação e transição para a sustentabilidade. Queremos desenvolver conhecimento – explicou Latawiec.

Para o professor Luiz Roberto Cunha, ter o Núcleo desenvolvido dentro do Centro de Ciências Sociais vai intensificar a atuação da Universidade na área ambiental. Já o Reitor destacou a importância do CSRio para a articulação dentro do campus.

- É muito bom termos a oportunidade de criar esse Núcleo, que vai ser uma parceria extraordinária para a Universidade na dimensão interdepartamental e interdisciplinar – disse o Reitor.

Além do Ministério do Meio Ambiente, o CSRio tem parceria com instituições brasileiras, como a UFRJ, a USP e a Embrapa, e internacionais, tais como a Cambridge Conservation Initiative, da Inglaterra, o International Institute for Applied System Analysis (IIASA), da Áustria, e o International Synthesis Consortium, dos Estados Unidos.

Ao fim da cerimônia, o Reitor da Universidade entregou à ministra a Medalha Dom Helder Câmara, condecoração da PUC-Rio destinada, segundo padre Josafá, aos que se destacam em sensibilidade social e contemplação da natureza. A ministra também recebeu uma cópia do livro “Laudato Si’: um presente para o planeta”, de autoria do Reitor.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro