Comportamento das plantas
09/06/2022 17:30
Luanna Lino

Reitor da PUC-Rio lança um novo livro no prédio do curso de Biologia

Padre Josafa Carlos de Siqueira, S.J.

O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira S.J., fez o lançamento de seu novo livro, no dia 2 de junho, prédio Engenheiro Luiz Cyrillo Fernandes, do Departamento de Biologia. Comportamentos inteligentes das plantas é complemento ao título lançado anteriormente, Inteligência verde. A obra busca afirmar que existem diferentes formas de inteligência entre os seres vivos. Para exemplificar, ele citou diversos fenômenos que ocorrem nos biomas brasileiros.  

Nas plantas, esta capacidade se manifesta de forma diferenciada do que ocorre no reino animal. Segundo padre Josafá, isto ocorre porque nas plantas a inteligência é descentralizada, difusa, cooperativa, sem duplicidade de órgãos, com autonomia tecidual, eficaz e dotada de uma extraordinária resiliência. 

- Sempre abordamos os comportamentos e processos adaptativos das plantas de maneira mecanicista, sem reconhecer a possibilidade de uma forma distinta de inteligência, não comandada por um sistema centralizado, como acontece na maioria dos animais e dos seres humanos. 

Padre Josafa Carlos de Siqueira, S.J.

O Reitor, que tem especialização em botânica, declarou que estava muito feliz pelo fato de poder realizar o lançamento de forma presencial no campus e brincou que nunca mais iria fazer de forma remota novamente porque, de acordo com ele, foi uma experiência muito ruim. Ele contou que o livro foi escrito para despertar nas pessoas um olhar mais cuidadoso e solidário com as plantas.

Mais Recentes
Mesma essência em diferentes frequências
Em comemoração do centenário do rádio, a professora Rose Esquenazi analisa as transformações do meio de comunicação
Avanço sobre o desconhecido
No XXX Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio, alunos da Universidade recebem certificados e discutem o ofício da ciência neste século
Amizade e fraternidade social
XIII Semana da CRE discute maneiras de incentivar autonomia e cidadania na Universidade