Vontade e Paixão
24/08/2023 18:10
Ana Tonelli e Letícia Guimarães

Ex-treinador de vôlei Bernardinho palestra na Semana Integrada de Engenharia.

Bernardinho falou sobre liderança para os presentes. Foto: Kathleen Chelles

O ex-treinador da Seleção Brasileira de vôlei Bernardinho conectou a experiência de campeão olímpico com a realidade dos alunos da PUC-Rio em uma palestra durante a Semana Integrada de Engenharia (SIEng),  no dia 21 de agosto. O bate-papo foi sobre liderança e Bernardinho falou durante uma hora para uma plateia atenta que lotou o Auditório Padre José de Anchieta. Organizada por estudantes do curso de Engenharia, o encontro contou com a presença de estudantes de diversos cursos e períodos.

Campeão de dois ouros olímpicos e um dos técnicos mais vitoriosos do vôlei mundial, Bernardinho lembrou dos anos como estudante de Economia na PUC-Rio e das incertezas quanto à carreira no esporte. A possibilidade de construir a vida profissional por meio do vôlei parecia distante, mas o atleta afirmou a importância de ter paixão pelo que se faz. 

— Todo dia é um processo, nem todo dia é apaixonante. Tem que ter vontade, todo o resto é treinável, a vontade, a paixão, não - afirmou.

Na palestra, ele abordou a relação entre cobrança e confiança ao comparar a dinâmica de jogadores de um mesmo time com a de alunos, pais ou professores. O bicampeão olímpico enfatizou que a missão de um líder é extrair o máximo potencial da equipe. Como convidado integral da disciplina Liderança e Empreendedorismo do Instituto de Administração e Gerência (IAG), Bernardinho busca colocar em prática sua filosofia com os alunos também.

— O esporte é uma ferramenta de formação importante. Você pode até não se tornar um grande esportista ou atleta, não se dedicar profissionalmente a isso, mas só o fato de ter vivenciado alguns valores do esporte, trabalhar bem em equipe, saber lidar com derrotas e não conquistas fazem você crescer e amadurecer. Isso é plenamente transponível para o mundo corporativo, aprender a se comunicar e a respeitar regras, é muito educativo - declarou. 

Estudantes lotaram o Auditório Padre José Anchieta. Foto: Kathleen Chelles

Para Rodrigo Kauer, estudante do 6° período de Engenharia da Computação, Bernardinho transmitiu sabedoria ao falar sobre liderança e comportamentos cotidianos, que juntos constroem disciplina. A aluna de Engenharia de Produção, Ana Carolina de Oliveira contou que estava com expectativas altas para ouvir Bernardinho que, de acordo com ela, é um exemplo de liderança dentro e fora do esporte.

Aluna do 4° período de Neurociências, Julia Mendonça observou que palestras como esta são importantes para a formação de estudantes universitários que estão em um processo de descobertas de como se preparar da melhor maneira possível para um mercado de trabalho competitivo.

— Ele falou sobre desenvolvimento pessoal, disciplina e resiliência, e acho que isso pode ajudar muito na minha construção como pessoa e como profissional. Em relação à vida acadêmica, a fala dele tem muito a ver com trabalho em grupo e senso de coletividade, que são essenciais.

Mais Recentes
Os vários papéis da polícia no Mundo Atlântico
Encontros da História da PUC-Rio reuniram palestrantes da Itália, México e Brasil
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
A busca pela liberdade nas manifestações artísticas
Marc Lenot debate fotografia experimental a partir das ideias do filósofo Vilém Flusser