Espaço Francisco: um hub de ideias
24/11/2023 17:26
Angelo Ye

Coordenadoria Central de Parcerias e Inovação organiza encontro sobre transdisciplinaridade

Vista frontal da instalação Espaço Francisco - Casa de Inovação. O prédio, erguido em madeira, foi inaugurado em novembro deste ano. Foto: Caio Matheus.

A Vice-Reitoria de Desenvolvimento e Inovação (VRDI), por meio da Coordenadoria Central de Parcerias e Inovação, realizou no dia 22 de novembro o encontro “Transdisciplinaridade”. A reunião faz parte de uma série de encontros que a VRDI está organizando para apresentar o Espaço Francisco - Casa de Inovação à comunidade universitária. Além disso, o objetivo é expor as propostas de utilização e ouvir as demandas do público que vai frequentar o prédio em breve.

O Espaço Francisco é uma casa aberta às ideias e projetos de inovação. Mais do que isso, será um lugar comum para que os departamentos - com seus professores e funcionários e futuramente alunos - possam trazer inovações para a Universidade. Além dos encontros com a comunidade PUC-Rio, haverá também parcerias com empresas para que novos caminhos de colaboração sejam construídos.

O coordenador Central de Parcerias e Inovação, Gustavo Robichez, explica que a madeira foi o material escolhido para a construção do espaço, concebido e realizado pelos arquitetos da Universidade. A preocupação foi a ecologia integral, termo cunhado pelo Papa Francisco, na Carta Encíclica Laudato Si’.

— Tivemos uma preocupação com a sustentabilidade, de trazer uma visão de ecologia integral. É um projeto inovador, um dos primeiros no Brasil. Gostaria de parabenizar o Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) que fez toda a concepção da iniciativa. É um ambiente extremamente acolhedor. Espero que todos sintam-se em casa.

Coordenador Central de Parcerias e Inovação, Gustavo Robichez, expõe aos participantes a proposta do espaço. Foto: Kathleen Chelles.

O professor Gustavo Robichez também falou sobre o tema do encontro:  “Transdisciplinaridade”, no contexto da inovação.

—  Quer dizer a busca pela soma de saberes para que os desafios sejam endereçados por diferentes perspectivas. A inovação está em fronteiras de conhecimento de diferentes áreas. Existe uma grande potência dentro deste modelo de encontros. Por isso, estamos puxando esta temática de transdisciplinaridade, um grande alavancador de metas e projetos que a Universidade vai desenvolver daqui para frente. O objetivo é conhecer, e reconhecer, pessoas e encontrar novos futuros de maneira conjunta, como comunidade.

No final da palestra, foi realizada uma dinâmica em que os participantes se dividiram em grupos e trouxeram ideias que estivessem relacionadas ao “Gávea Carioca”. O projeto funcionará como um Hub que vai atender diferentes demandas da sociedade.

– O Hub é uma peça institucional projetada para ser um articulador de conexões.  Assim, haverá um fluxo de informações sem limites, para que as parcerias com a Universidade possam ser potencializadas — pontuou Robichez.

Parte da audiência que compareceu ao encontro Transdisciplinaridade, no Espaço Francisco - Casa de Inovação. Foto: Kathleen Chelles.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento