Marketing esportivo dentro da Universidade
29/11/2023 15:08
João Lustosa

Ex-alunos enxergam a Atlética como uma preparação para o mercado de trabalho  

Eduardo Paiva e Matheus Melgaço debateram sobre a prática do marketing esportivo. Foto: Mateus Monte

O marketing nas atléticas universitárias foi tema da palestra organizada pelo professor Luiz Leo, do Departamento de Comunicação da PUC-Rio. Realizada no dia 23 de novembro, a conversa foi parte de uma dupla de palestras com objetivo de discutir as diferentes aplicações do marketing esportivo. Os convidados Eduardo Paiva e Matheus Melgaço, antigos alunos, contaram como a experiência de trabalhar na Atlética de Artes e Comunicação os preparou para o mercado de trabalho.

Cofundador da Atlética de Artes e Comunicação, Eduardo Paiva ingressou na Universidade em 2011 no curso de jornalismo, mas mudou sua habilitação depois de ser atraído pela parte de negócios do marketing. Hoje, ele trabalha como coordenador de negócios na Golden Goal, empresa do segmento de gestão e marketing esportivo. Eduardo relatou como foi participar da criação da Atlética com outros seis amigos e como isso lhe proporcionou uma experiência única.

— É um laboratório vivo de marketing esportivo dentro da Universidade, onde as pessoas adquirem experiências e fazem networking. Onde mais você pode ter uma experiência de gestão a nível universitário? É muito difícil, a não ser que você vá empreender. A Atlética proporciona isso.

Já Matheus Melgaço se formou em Jornalismo na PUC-Rio e depois foi trabalhar com marketing esportivo que aprendeu sozinho, na prática. Matheus relatou que o divisor de águas para ele durante a graduação foi trabalhar na Atlética, onde atuou como Diretor de Marketing e Comercial. Ele, que já liderou projetos para marcas como CBF e Ambev, explicou que tentava mostrar para empresas que tinha um produto interessante como os Jogos Universitários em suas mãos. Além disso, ele destacou que aprendeu muito durante a busca por parcerias comerciais.

— Tão importante quanto trazer ou não parceiros, foi o aprendizado de colocar a mão na massa. Criar uma apresentação de patrocínio, entender as propriedades que a gente tinha para vender. Interessa muito essa inquietação do pessoal, sobre como fazer para entrar no mercado. Na Atlética, você já está no mercado, pode começar a trabalhar imediatamente. Saber ouvir o que o parceiro quer, isso é algo muito valoroso.

Ex-aluno e cofundador da Atlética de Artes e Comunicação Eduardo Paiva mudou sua habilitação depois de ser atraído pela parte de negócios do marketing. Foto: Mateus Monte

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento