“A professora Thamis Dalsenter, inspirada pela professora Maria Celina, levou ao departamento a ideia de criação do curso de mestrado profissional em direito civil. E era consenso de que para o projeto ir adiante era necessário criar instalações maiores. Houve muitas conversas que levaram a esse espaço. A primeira delas foi com a professora Daniela Vargas. Depois levei até o padre Josafá e ele sugeriu que conversássemos com o professor Sérgio, que generosamente prestou esta contribuição”, afirmou.
Em seu discurso, a diretora do departamento, professora Caitlin Sampaio Mulholland, explicou como as novas salas são equipadas e quais são os próximos planos para a melhoria do espaço. Caitlin relembrou quando os programas de pós-graduação em direito foram implantados na PUC-Rio.
“Nós temos dois programas: o acadêmico, que tem mestrado e doutorado. O mestrado foi inaugurado em 1972, e o atual doutorado, em 1999. E o outro programa é o mestrado profissional, que começou em 2020. O mobiliário agora é mais condizente com o programa de pós. As salas têm ar-condicionado e quadro de vidro. No futuro, planejamos colocar equipamentos para transmitir aulas de forma híbrida para atender melhor os alunos”, afirmou.
A mudança foi benéfica principalmente para os estudantes, que até ganharam armários próprios no novo local. A aluna de doutorado Luísa Vanessa Carneiro da Costa, de 28 anos, disse que o acolhimento e o diálogo gerados por um ambiente bem-estruturado influenciam positivamente no desempenho dos alunos.
“Eu percebi que, com a mudança, o ambiente aqui se tornou mais acolhedor. E este acolhimento que sentimos faz com que sejamos mais criativos. Se nós estamos em um ambiente mais confortável, automaticamente conseguimos fluir melhor, pensar melhor. Isto favoreceu a troca do diálogo e das relações entre alunos e professores", pontuou a estudante.
A criação das novas instalações também gerou outros projetos que ainda estão sendo escritos e formulados pelo departamento. A área usada antes pelos mestrandos e doutorandos, no 7º andar da Ala Frings será remodelada para ser ocupada apenas por gabinetes de professores e salas de reunião.