Prefeito da Congregação para a Educação Católica da Santa Sé visita PUC-Rio
26/11/2018 12:17
Beatriz Puente e Luana Vicentina

Cardeal Giuseppe Versaldi esteve na Universidade nesta segunda-feira, 26.

Dom Giuseppe é acolhido pelo Reitor da PUC, padre Josafá, pelo Arcebispo do Rio, Cardeal Orani, e pelo diretor do Departamento, padre Waldecir. Fotos: Thaiane Vieira 

O Prefeito da Congregação para a Educação Católica, Dom Giuseppe Versaldi, visitou a PUC-Rio nesta segunda-feira, 26. Ele foi recebido pelo Arcebispo do Rio de Janeiro e Gão-Chanceler da PUC-Rio, Cardeal Orani João Tempesta, O.Cist., e pelo Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., na Sala do Conselho Universitário. É a primeira vez que o prefeito da Congregação, que é o organismo responsável pelo acompanhamento das universidades católicas no mundo, vem à PUC-Rio. Dom Guiseppe veio ao Brasil para visitar algumas instituições católicas. Antes do Rio, ele esteve em São Paulo, onde conheceu a PUC-SP e a PUC Campinas. 

Participaram da recepção o Bispo Auxiliar do Rio e professor da PUC, Dom Joel Portella, o Vice-Reitor, padre Álvaro Mendonça Pimentel, S.J., o Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, o Vice-Reitor Acadêmico, professor Ricardo Bergmann, o Vice-Reitor de Desenvolvimento, professor Sergio Bruni, o Vice-Reitor Administrativo, professor Luiz Carlos Scavarda.

Também estiveram presentes o Decano do Centro de Ciências Sociais (CCS), professor Luiz Roberto Cunha, o Decano do Centro Técnico Científico (CTC), professor Luiz Alencar da Silva Mello, o Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), professor Júlio Diniz, o Decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professor Hilton Koch, o coordenador central de Pós-Graduação, professor Paulo César Duque Estrada, a coordenadora central de Graduação, professora Daniela Vargas, o assessor Jurídico da Reitoria, professor Gustavo Senechal, e o assessor de Política Internacional, professor Danilo Marcondes, o diretor do Departamento de Teologia, padre Waldecir Gonzaga, o professo do Departamento de Teologia e membro do Conselho Diretor da Mantenedora da PUC-Rio, padre Luís Corrêa Lima, S.J., e o coordenador da Pastoral Universitária, padre José Abel de Sousa.

O Reitor fez uma apresentação sobre a Universidade, em que ressaltou a excelência acadêmica e os rankings que colocam a PUC-Rio entre as melhores instituições da América Latina. Padre Josafá destacou também a internacionalização da Universidade e o papel filantrópico da PUC-Rio, que concede várias modalidades de bolsas e auxílios para alunos cursarem uma graduação, e a preocupação socioambiental que norteia diversas ações dentro da instituição, entre elas, a ampla discussão da Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco. O Reitor destacou a importância da visita do Prefeito da Congregação para a Educação Católica na Universidade.

- É uma visita extremamente importante para nossa Universidade, uma vez que se trata da primeira vinda do secretário de educação católica na PUC-Rio nos últimos anos. O objetivo da visita é conhecer um pouco a realidade de cada uma de nossas instituições, porque ele, certamente, como prefeito da Congregação de Educação Católica, terá uma visão mais real do que são as nossas instituições e o muito que fazemos em relação ao Ensino Superior e à presença da Igreja no mundo universitário.

Dom Giuseppe ressalta importância da cultura do encontro nas universidades católicas. Foto: Thaiane Vieira 

Dom Giuseppe Versaldi disse trazer uma bênção e uma palavra de encorajamento do Papa Francisco. Ele destacou o papel das universidades católicas na cultura do diálogo e na manutenção da fé, temas amplamente defendidos pelo Papa Francisco. Para o religioso, “a fé não cega, ela ilumina”. Em seguida, Dom Giuseppe visitou o Departamento de Teologia, onde conheceu as instalações e conversou com os professores de graduação e pós-graduação do Departamento de Teologia e Cultura Religiosa. O Cardeal destacou a importância da mensagem do Papa de atualização do Evangelho, que pode ser observada na Encíclica Laudato Si’. Sobre a aplicação dos princípios da religião cristã na esfera universitária para alunos não-cristãos, Dom Giuseppe afirmou que “não é possível aproximar-se do fogo e não sentir o calor”.

 — Falamos da Igreja que está presente em cada lugar e também aqui no Brasil. E através dos pastores da Igreja local, a Conferência Episcopal do Brasil quer, na tradição da Igreja, favorecer o diálogo entre fé e razão e, então, levar a contribuição da Igreja no progresso, na formação integral de cada pessoa e, portanto, na dignidade de cada um. Procurar acabar com as injustiças, remover os obstáculos que podem atrapalhar a educação, para uma formação e uma vida social digna.

Para padre Waldecir, a presença de Dom Giuseppe representa um estreitamento de laços entre o trabalho da Congregação para Educação Católica, a Universidade, o Departamento de Teologia e a sociedade como um todo. Durante o encontro, padre Josafá fez a leitura de um artigo da Constituição Apostólica Veritatis Gaudium (Alegria da Verdade) que aborda o relacionamento e a renovação do sistema de estudos eclesiásticos para uma nova etapa missionária na Igreja Católica, proposta pelo Papa Francisco, baseada na alegria e no anúncio do Evangelho. O novo documento, promulgado em janeiro deste ano, é uma atualização das orientações da Constituição Apostólica ‘Sapientia christiana’, lançada pelo Papa João Paulo II em 1979, sobre os compromissos internacionais assumidos pela Santa Sé no campo da educação.

O Reitor ressaltou a criação de redes de comunicação, o diálogo e a interdisciplinaridade da Universidade como pontos que ele fortemente se orgulha e que mostram como a PUC-Rio apresenta resultados de adequação às exigências do documento. Na ocasião, padre Josafá concedeu ao Cardeal o diploma de Visita Ilustre e o presenteou com a Medalha Cardeal Leme.

Dom Giuseppe recebe Medalha Cardeal Leme. Foto: Gabriela Azevedo.

No ano em que o Departamento de Teologia celebra 50 anos, o Reitor ainda lembrou que a PUC-Rio é pioneira na criação de disciplinas voltadas ao meio ambiente, o que reforça um dos principais pontos defendidos pelo Papa. Após o encontro, padre Josafá acompanhou Dom Giuseppe pelo campus, e o Cardeal plantou uma muda de Pau-Brasil próximo à Igreja.

Ao final da manhã, o cardeal italiano participou de uma missa na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo Cardeal Orani e concelebrada pelos bispos auxiliares do Rio Dom Roque Costa, Dom Joel Portella, Dom Antônio Augusto e Dom Paulo Alves,  pelo Reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., pelo padre Waldecir Gonzaga, pelo Reitor da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, padre Alexandre Paciolli, e por diversos padres do Departamento de Teologia e do Vicariato para a Educação da Arquidiocese do Rio.

Na celebração, Dom Orani ressaltou a importância da atuação do Prefeito da Congregação para a Educação Católica da Santa Sé. Ele afirmou que os valores católicos devem ser trabalhados não só na Universidade, mas também no Ensino Fundamental e Médio, como Dom Giuseppe incentiva, e refletiu sobre os desafios da Educação Católica em tempos de mudança. O Arcebispo também explicou como os princípios na educação podem ser a chave para melhorar o mundo, principalmente nos dias de hoje.

Dom Orani. Foto: Thaiane Vieira 

- Temos a Universidade, mas aprecio a forma como Dom Giuseppe trata a educação desde a infância, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O trabalho dele é realmente efetivo e importante. Especialmente no momento em que o mundo está, é a educação que faz a diferença. Além disso, é necessário de fortalecer a identidade católica.

A cerimônia religiosa marcou a criação do Vicariato da Educação na Arquidiocese do Rio de Janeiro, cujo objetivo é integrar a identidade da Igreja na educação como um processo de renovação, conversão, produção cultural e contribuir para os valores e princípios cristãos de forma que respeite a laicidade. O Vicariato terá como bispo referencial Dom Paulo Alves Romão, que é professor do Departamento de Teologia; padre Thiago Azevedo como vigário episcopal e, como vigário episcopal adjunto, o padre Jorge Luiz Vieira. Ao final da missa, padre Josafá agradeceu a padre Thiago e padre Jorge Luiz, presentes na celebração, pelo trabalho e empenho na área educacional e afirmou estar confiante com futuro da educação católica.

Biografia

O Cardeal Giuseppe Versaldi nasceu no dia 30 de julho de 1943, em Villarboit (Vercelli), na Itália, e foi ordenado sacerdote em 1967. Ele é graduado em Psicologia e Doutor em Direito Canônico. Em 1981, recebeu o título de advogado da Sagrada Rota Romana. Em 2007, foi nomeado bispo de Alessandria, na Itália, e em 2012, recebeu o título de Cardeal do Papa Bento XVI. Em Roma, foi Presidente da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé, entre 2011 a 2015, Cardeal-Diácono do Sagrado Coração, em 2012.

Em 2015, foi nomeado grão-chanceler da Pontifícia Universidade Gregoriana, do Pontifício Instituto de Música Sacra e do Pontifício Instituto de Arqueologia Cristã. No mesmo ano, tornou-se também Prefeito da Congregação para a Educação Católica da Santa Sé, que abrange as universidades, faculdades, institutos e escolas superiores de estudos eclesiásticos ou civis dependentes de pessoas físicas ou morais eclesiásticas, bem como instituições e associações com fins científicos; e todas as escolas e institutos de instrução e de educação, de qualquer nível e grau pré-universitário, dependentes da Autoridade Eclesiástica, orientados para a formação da juventude, salvo aqueles institutos que estão sob a responsabilidade das Congregações para as Igrejas Orientais e para a Evangelização dos Povos.

Mais Recentes
Integração dos saberes marca primeiro dia de Seminário
Ao longo da semana, Universidades Jesuítas de 14 países da América Latina celebram os cinco anos da Laudato Si’
Janelas de excelência
PUC-Rio e sete universidades católicas criam parceria para ensino, pesquisa e internacionalização
Desafios da ajuda humanitária
Agentes da ACNUR relatam o trabalho com refugiados em Roraima