Avaliação como ferramenta interdisciplinar
11/11/2019 16:30
Clara Martins

Palestra debate as abordagens metodológicas de avaliação nas instituições educacionais

Palestra sobre as abordagens metodológicas de avaliação. Foto: Amanda Dutra

A professora Thereza Penna Firme ministrou a conferência Avaliação Transformadora na sexta-feira, 1º de novembro, no Auditório Padre José de Anchieta. Organizado pela diretora do Núcleo de Estudo e Ação sobre o Menor (NEAM), Marina Lemette Moreira, o encontro encerrou as atividades do curso de Audiovisual de 2019 do NEAM e abordou a importância da avaliação para o desenvolvimento educacional.

Thereza Penna Firme ressaltou a transdisciplinaridade e a avaliação como uma ferramenta para a transformação pessoal do aluno nas instituições. De acordo com a professora, a partir do método é possível perceber se houve um avanço disciplinar e analisar as dificuldades educacionais para a melhoria do ensino. Para ela, o crescimento do indivíduo ocorre pelo reconhecimento do que dá certo e o que é preciso mudar. Ela observou que a avaliação atua como um indicador da situação atual do estudante para, posteriormente, traçar uma trajetória de progresso.

Encerramento do curso de Audiovisual 2019. Foto: Amanda Dutra

Segundo a professora, a avaliação, sustentada somente no lápis e papel não é o suficiente, deve contemplar o máximo desempenho do aluno nas salas de aula. Para Thereza, além de praticar a ética, uma avaliação bem-sucedida deve ser útil, viável, precisa prestar contas sobre o desenvolvimento do método.

– É importante que a avaliação ajude a pessoa a crescer; seja simples e precisa na qualificação das dificuldades e facilidades do estudante, tenha respeito com o aluno, e os especialista devem ter a responsabilidade de contar como ela foi feita.

Mais Recentes
Integração dos saberes marca primeiro dia de Seminário
Ao longo da semana, Universidades Jesuítas de 14 países da América Latina celebram os cinco anos da Laudato Si’
Janelas de excelência
PUC-Rio e sete universidades católicas criam parceria para ensino, pesquisa e internacionalização
Desafios da ajuda humanitária
Agentes da ACNUR relatam o trabalho com refugiados em Roraima