Avaliação como ferramenta interdisciplinar
11/11/2019 16:30
Clara Martins

Palestra debate as abordagens metodológicas de avaliação nas instituições educacionais

Palestra sobre as abordagens metodológicas de avaliação. Foto: Amanda Dutra

A professora Thereza Penna Firme ministrou a conferência Avaliação Transformadora na sexta-feira, 1º de novembro, no Auditório Padre José de Anchieta. Organizado pela diretora do Núcleo de Estudo e Ação sobre o Menor (NEAM), Marina Lemette Moreira, o encontro encerrou as atividades do curso de Audiovisual de 2019 do NEAM e abordou a importância da avaliação para o desenvolvimento educacional.

Thereza Penna Firme ressaltou a transdisciplinaridade e a avaliação como uma ferramenta para a transformação pessoal do aluno nas instituições. De acordo com a professora, a partir do método é possível perceber se houve um avanço disciplinar e analisar as dificuldades educacionais para a melhoria do ensino. Para ela, o crescimento do indivíduo ocorre pelo reconhecimento do que dá certo e o que é preciso mudar. Ela observou que a avaliação atua como um indicador da situação atual do estudante para, posteriormente, traçar uma trajetória de progresso.

Encerramento do curso de Audiovisual 2019. Foto: Amanda Dutra

Segundo a professora, a avaliação, sustentada somente no lápis e papel não é o suficiente, deve contemplar o máximo desempenho do aluno nas salas de aula. Para Thereza, além de praticar a ética, uma avaliação bem-sucedida deve ser útil, viável, precisa prestar contas sobre o desenvolvimento do método.

– É importante que a avaliação ajude a pessoa a crescer; seja simples e precisa na qualificação das dificuldades e facilidades do estudante, tenha respeito com o aluno, e os especialista devem ter a responsabilidade de contar como ela foi feita.

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