Mensagem do Reitor da PUC-Rio
03/05/2020 20:00
.

Reitor envia mensagem a professores, funcionários e alunos

Prezados professores, funcionários e alunos. Continuamos a viver tempos difíceis de confinamento, que exigem de todos nós sacrifícios, renúncias e muita criatividade. Sabemos que não é fácil quebrar o ritmo normal das atividades presenciais a que estamos acostumados, tendo-nos de adaptar aos meios on-line de comunicação e ao cumprimento de nossas obrigações acadêmicas e administrativas. No entanto, graças a nossa resiliência, procuramos responder aos novos apelos, sabendo da provisoriedade desta pandemia, com a esperança de, em algum momento, poder voltar à convivência fraterna, respeitosa e alegre da vida no campus universitário.

Nosso calendário acadêmico programado continua a ser executado por via remota, graças ao esforço e determinação de todos, pois as asas de nosso brasão institucional (alis grave nil) nos estimulam a continuar voando, mesmo com os pesos que as circunstâncias atuais nos colocam neste tempo de pandemia.   

Neste sentido, mais uma vez gostaria de agradecer a todas as vice-reitorias, aos decanatos, diretores, coordenadores, e a todo o corpo técnico-administrativo da PUC-Rio, pelos enormes esforços de buscar alternativas rápidas, inteligentes e funcionais, neste tempo de confinamento. Ao corpo docente, agradeço a compreensão e os esforços dos professores pelas aulas e reuniões on-line, sabendo que muitos estão trabalhando horas e horas em suas casas no cumprimento das atividades acadêmicas. Agradeço também a todos os funcionários da PUC-Rio pela disponibilidade e espírito de compreensão em continuar colaborando à distância com as diversas atividades da Universidade, dando continuidade e andamento às atividades programadas.

Finalmente, agradeço aos nossos estimados alunos e alunas pela compreensão e esforço no seguimento das aulas on-line, permitindo continuar a levar adiante a nossa programação acadêmica. Sabemos do sacrifício de ficar em casa, e da saudade da convivência comunitária no campus universitário, mas temos a certeza de que quando passar esta pandemia vocês voltarão a desfrutar das coisas boas e prazerosas da PUC-Rio. Trata-se agora de aproveitar bem o tempo e canalizar as energias para as aulas e outras atividades remotas.

Que Deus nos dê as luzes e forças necessárias para vencer as barreiras e alimentar a esperança em dias melhores, sobretudo neste ano em que a PUC-Rio comemora 80 anos de existência.

Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. – Reitor da PUC-Rio

Mais Recentes
Dia Mundial do Meio Ambiente: por uma ética socioambiental
Padre Josafá afirma que a ética ambiental é o melhor caminho para conscientizar a sociedade da vocação de ser guardiã do patrimônio da casa comum, que é o planeta
A ênfase na ciência em tempos de negacionismo
O Reitor cita as aulas inaugurais realizadas na Universidade, no início do semestre, como uma forma de reconhecimento do papel da ciência brasileira
A esperança de viver a Páscoa
Padre Josafá faz uma reflexão sobre a Páscoa, que pelo segundo ano é celebrada em clima de confinamento. Ele deseja força para superar a crise