Reflexões e ações em tempo de confinamento
23/08/2020 11:56

Reitor comenta a capacidade criativa e inovadora da Universidade

Como mostrei no artigo anterior, a COVID-19 nos distanciou da forma presencial, não impedindo, no entanto, que a PUC-Rio pudesse continuar, de forma remota, no dinamismo de suas atividades e ações do seu corpo docente, discente e de funcionários. O confinamento não inibiu a capacidade criativa e inovadora da comunidade educativa, ao contrário, fez com que as atividades continuassem, ainda que limitadas pelas circunstâncias. Basta ver os relatórios que chegam à Reitoria para perceber o dinamismo empreendedor das pessoas que trabalham na instituição.

A nova direção da Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD) vem colaborando com as iniciativas, no tocante à orientação e ao acompanhamento da educação digital, na criação de páginas para organizar as ações da educação digital, nos diálogos e trocas sobre educação na era digital, nos cursos de formação para professores, no apoio à adoção das tecnologias educacionais, nos cursos livres para professores, alunos e funcionários, na articulação com Agência PUC-Rio de Inovação (AGI) para orientações legais aos professores, nas rodas de conversas da Rede de Apoio ao Estudante (RAE) e da Rede de Apoio ao Docente (RAD), na implantação do Zoom que já atingiu mais de 320 mil participantes. 

O Departamento de Economia vem realizando seminários virtuais de caráter nacional e internacional sobre os desafios econômicos da COVID-19. Alguns professores do Departamento de Economia têm publicado artigos sobre a crise, elaborando também modelos de previsão da evolução da pandemia com professores dos departamentos de Engenharia Elétrica e Engenharia Industrial. 

O Departamento de Psicologia vem desenvolvendo serviços de psicologia aplicada, ações e atendimentos online para pessoas durante a quarentena em assuntos relacionados com o uso de álcool e drogas, e outros sofrimentos neste período de isolamento, principalmente para pessoas das comunidades mais pobres, além de cursos, ciclos de palestras e lives de como lidar com os sentimentos durante a pandemia. 

Se olharmos a agenda da semana publicada no PUC Urgente, vamos perceber que vários departamentos como Relações Internacionais, Administração, Serviço Social, Comunicação Social, Psicologia, Geografia, Educação, e a Coordenação Central de Extensão (CCE) estão realizando lives, rodas de conversas, palestras, seminários etc, com temáticas relacionadas com o momento em que vivemos. A nova direção da CCE vem procurando adequar os cursos de extensão e especialização na modalidade remota, com resultados promissores que acenam para o futuro. O Instituto de Direito da PUC-Rio realizou uma live sobre o direito das famílias em tempos de COVID-19. 

As ações solidárias continuam, tanto aquelas voltadas para atender a necessidades como cestas básicas para famílias carentes, ajudas humanitárias para moradores de rua, como aos trabalhadores dos estabelecimentos na entrada da Universidade, organizadas pelo DCE, Centros Acadêmicos da PUC-Rio, Pastoral Universitária, Atléticas do Direito, Psicologia e Administração.

Há também as campanhas da Vice-Reitoria Comunitária para ajudar os alunos do FESP e o fundo emergencial para ajudar trabalhadores terceirizados e bolsistas, em parceria com a Associação de Funcionários da PUC-Rio (AFPUC,) Associação de Pós-Graduação (APG), DCE e Sindicato de trabalhadores da PUC-Rio.

O Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA), além de ter realizado em maio um seminário remoto sobre o Sínodo da Amazônia, em parceria com o Departamento de Teologia e outros departamentos, organizará em junho a Semana de Meio Ambiente da PUC-Rio, com a colaboração de vários departamentos da Universidade.  

Como podemos ver, no artigo anterior e no presente, a PUC-Rio continua atuante e dinâmica, mesmo de forma remota, pois as asas de nosso brasão (alis grave nil) não permitem que fiquemos parados, mas voando, mesmo com o peso da crise sanitária e a política em que vivemos. Aproveito para agradecer a todos que têm colaborado nas diversas atividades acadêmicas, comunitárias e ações sociais solidárias, mantendo vivo o dinamismo de nossa Universidade.

Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. – Reitor da PUC-Rio

Mais Recentes
Nota da Reitoria
Sobre o aumento do número de casos de COVID-19
Mensagem do Reitor a toda a Comunidade Universitária
Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. faz uma reflexão sobre os desafios da educação no Brasil