Experiência, ousadia e amor
22/09/2020 19:24
Esther Obriem

Reitor da PUC-Rio lança o 19° livro, 'Inteligência Verde', no qual mostra que as plantas têm sistemas funcionais e colaborativos 

O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira S.J., lançou pela Editora PUC-Rio o livro Inteligência Verde de forma remota na última segunda-feira, 21. Em 20 capítulos, o autor explica, com linguagem acessível, mas com cunho científico, como as plantas são “seres racionais”. No encontro, ele ressaltou que a obra é consequência de três aspectos importantes: experiência, ousadia e amor.

 

Ao longo de 45 anos de estudo, padre Josafá concluiu que as plantas são seres distintos e especiais. O Reitor relembrou a antiga crença de que somente o homem e alguns animais eram dotados de inteligência, enquanto o reino vegetal era desprovido de atributos mais sofisticados. De acordo com ele, a experiência como botânico, as publicações e observações ajudaram a romper a visão mecanicista do campo biológico.

 

– Eu queria romper um pouco a dificuldade de mostrar que as plantas são inteligentes, mas queria mostrar isso com fatos científicos, e não de maneira romantizada. Minha ideia é ter um cunho científico sobre a inteligência do Reino Vegetal. Quando estudei na escola primária, havia distinção discriminatória em relação à inteligência, de que inteligentes são os seres humanos, os demais são todos irracionais. Hoje, essa afirmação é incabível. 

 

Padre Josafá classificou a atitude de explorar uma nova área da biologia como ousada. Segundo o Reitor, a neurobiologia vegetal ajudou a expandir e divulgar o pensamento de que as plantas são dotadas de uma inteligência verde. Ele afirmou que é preciso romper a ideia de que os vegetais são parados e apresentou alguns exemplos da racionalidade desses seres vivos. 

Inteligência adaptativa da Bromélia (Aechmea). Creative Commons/Paul e Aline Burland

 

– As rupícolas apresentam uma inteligência adaptativa. Elas vivem sobre as rochas, enfrentando a falta de solo, estresse hídrica, as variações de temperatura, os ventos e a alta radiação solar. Algumas bromélias, por exemplo, absorvem águas e nutrientes do ar, ou mesmo conservam no fundo das rosetas das folhas as águas oriundas das chuvas ou do orvalho. 

 

O Reitor também revelou que o livro é fruto de um amor pelas plantas e  acredita que a obra atende à demanda de uma sociedade moderna, pois, apesar de pequena, consegue estimular uma reflexão condensada para os leitores. Segundo o autor, a linguagem é acessível para todos os públicos, tanto os formados em biologia ou botânica quanto aqueles que desconhecem o mundo vegetal. 

Inteligência Verde

Autor: Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J.

Número de páginas: 104

Formatos: impresso e digital

Editora PUC-Rio

Mais Recentes
Os vários papéis da polícia no Mundo Atlântico
Encontros da História da PUC-Rio reuniram palestrantes da Itália, México e Brasil
O 'Solidarismo' e os tempos atuais
Obra de Pe. Ávila é relançada em seminário na PUC-Rio
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país