Experiência, ousadia e amor
22/09/2020 19:24
Esther Obriem

Reitor da PUC-Rio lança o 19° livro, 'Inteligência Verde', no qual mostra que as plantas têm sistemas funcionais e colaborativos 

O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira S.J., lançou pela Editora PUC-Rio o livro Inteligência Verde de forma remota na última segunda-feira, 21. Em 20 capítulos, o autor explica, com linguagem acessível, mas com cunho científico, como as plantas são “seres racionais”. No encontro, ele ressaltou que a obra é consequência de três aspectos importantes: experiência, ousadia e amor.

 

Ao longo de 45 anos de estudo, padre Josafá concluiu que as plantas são seres distintos e especiais. O Reitor relembrou a antiga crença de que somente o homem e alguns animais eram dotados de inteligência, enquanto o reino vegetal era desprovido de atributos mais sofisticados. De acordo com ele, a experiência como botânico, as publicações e observações ajudaram a romper a visão mecanicista do campo biológico.

 

– Eu queria romper um pouco a dificuldade de mostrar que as plantas são inteligentes, mas queria mostrar isso com fatos científicos, e não de maneira romantizada. Minha ideia é ter um cunho científico sobre a inteligência do Reino Vegetal. Quando estudei na escola primária, havia distinção discriminatória em relação à inteligência, de que inteligentes são os seres humanos, os demais são todos irracionais. Hoje, essa afirmação é incabível. 

 

Padre Josafá classificou a atitude de explorar uma nova área da biologia como ousada. Segundo o Reitor, a neurobiologia vegetal ajudou a expandir e divulgar o pensamento de que as plantas são dotadas de uma inteligência verde. Ele afirmou que é preciso romper a ideia de que os vegetais são parados e apresentou alguns exemplos da racionalidade desses seres vivos. 

Inteligência adaptativa da Bromélia (Aechmea). Creative Commons/Paul e Aline Burland

 

– As rupícolas apresentam uma inteligência adaptativa. Elas vivem sobre as rochas, enfrentando a falta de solo, estresse hídrica, as variações de temperatura, os ventos e a alta radiação solar. Algumas bromélias, por exemplo, absorvem águas e nutrientes do ar, ou mesmo conservam no fundo das rosetas das folhas as águas oriundas das chuvas ou do orvalho. 

 

O Reitor também revelou que o livro é fruto de um amor pelas plantas e  acredita que a obra atende à demanda de uma sociedade moderna, pois, apesar de pequena, consegue estimular uma reflexão condensada para os leitores. Segundo o autor, a linguagem é acessível para todos os públicos, tanto os formados em biologia ou botânica quanto aqueles que desconhecem o mundo vegetal. 

Inteligência Verde

Autor: Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J.

Número de páginas: 104

Formatos: impresso e digital

Editora PUC-Rio

Mais Recentes
Sustentabilidade Global
Conferência Anual da SDSN Brasil tem como tema central Cooperação para um Futuro Equitativo
Integrações de sucesso
PUC HACK premia três equipes que apresentaram soluções inovadoras para a sociedade afetada pela pandemia
Novo tecido antiviral para máscaras de proteção à Covid-19
Iniciativa é fruto de uma parceria entre o Centro Técnico Científico da PUC-Rio, Inmetro e Coppe/UFRJ