Mensagem aos alunos veteranos e calouros
25/02/2021 19:37

Mensagem do Reitor para o início do semestre acadêmico

É com grande satisfação que me dirijo a todos vocês, integrantes de nossa comunidade educativa da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC-Rio, neste início do ano letivo de 2021. Infelizmente, ainda estamos vivendo os dramas desta pandemia da Covid-19, que tem vitimado milhões de pessoas, muitas das quais não resistindo aos efeitos maléficos desse vírus que se espalhou por toda a nossa casa comum planetária.

Felizmente, graças às ferramentas tecnológicas disponíveis, à competência de nossos professores, técnicos e funcionários, e ao espírito de colaboração e pertencimento existente na nossa Universidade, conseguimos responder com rapidez em 2020 a passagem do ensino presencial para o ensino remoto, além da adaptação dos grandes eventos da instituição nesta modalidade com pleno sucesso. Foi um processo exigente que demandou muito trabalho dos corpos docente e discente, sobretudo em um ano em que a PUC-Rio completava 80 anos de existência. Graças a Deus conseguimos concluir o ano letivo de 2020, cumprindo o planejamento de nosso calendário acadêmico e preparando-nos para enfrentar os novos desafios em 2021.

Pensávamos inicialmente que, dependendo da evolução da pandemia e das mudanças nas normas protocolares de segurança, pudéssemos retornar em 2021 de forma híbrida, priorizando os alunos calouros na modalidade presencial no primeiro semestre do corrente ano, e mantendo os alunos veteranos na modalidade remota até que as condições fossem favoráveis para um retorno de todos os alunos. Mas, infelizmente, a pandemia não recuou em nosso país e no Estado do Rio de Janeiro, obrigando-nos, por razões de segurança de todos, a continuarmos com o sistema remoto neste primeiro semestre letivo de 2021. Alimentamos a esperança que tenhamos cenários melhores no segundo semestre, pois assim poderemos reprogramar todo o nosso calendário acadêmico, possibilitando um retorno presencial progressivo.

Sabemos do desejo de todos vocês de retornar presencialmente ao campus universitário, para desfrutar da sadia convivência nos encontros formais e informais nas salas de aulas, nos pilotis, nos recantos ecológicos de nossa área verde, e das trocas de saberes e experiências entre professores e alunos. Mas, nas atuais circunstâncias, é melhor esperarmos um pouco mais, mantendo os compromissos com as aulas e atividades remotas, evitando a contaminação nos deslocamentos e aglomerações, e conservando o espírito solidário com todos. A PUC-Rio continuará acompanhando os desdobramentos da pandemia, flexibilizando a sua programação de acordo com as circunstâncias e, sobretudo, pensando na saúde e bem-estar de todos os integrantes de nossa comunidade.

Para os calouros que nunca participaram presencialmente da vida universitária, muitas atividades remotas foram preparadas para que vocês possam conhecer em detalhes os espaços físicos do campus, os Departamentos, as Unidades Complementares, os laboratórios, e várias outras atividades acadêmicas, culturais e religiosas que fazem parte do dia a dia da vida universitária.

Que todos sejam bem-vindos à PUC-Rio, invocando as bênçãos de Deus para o início deste ano letivo de 2021.

Um afetuoso abraço,

Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J.
Reitor da PUC-Rio   

Mais Recentes
Nota da Reitoria
Sobre o aumento do número de casos de COVID-19
Mensagem do Reitor a toda a Comunidade Universitária
Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. faz uma reflexão sobre os desafios da educação no Brasil