No dia 4 de dezembro, a primeira edição do Programa SABE Invest PUC-Rio encerrou o semestre com a formatura e a premiação de participantes. As aulas foram realizadas pelo Departamento de Administração em parceria com a empresa de inteligência em ações da bolsa SABE Invest, com patrocínio da corretora RJI Investimentos e apoio do Comitê para o Desenvolvimento do Mercado de Capitais (CODEMEC). Com 32 alunos, de diferentes períodos de administração, o curso contemplou os três primeiros colocados do Quiz Final com um estágio na RJI.
Na formatura, estavam o professor de Administração da PUC-Rio Roberto Gil Uchoa, o Diretor do IAG - Escola de Negócios da Universidade, Luís Alexandre Pessôa, a Coordenadora da Graduação do curso, Sandra Regina Pinto, o CEO da CODEMEC, Thomás Tosta de Sá, e o CEO da SABE, Luiz Guilherme Dias. O professor Uchoa explicou que a iniciativa partiu de Gustavo Robichez de Carvalho, coordenador Central de Parcerias e Inovação, que convidou o IAG para coordenar uma aproximação das empresas colaboradoras com os universitários da PUC-Rio.
— O programa visa integrar os estudantes ao mercado de capitais, ou seja, ao mundo dos investimentos. Foi um curso totalmente gratuito para os alunos, com conteúdos bem densos e de primeira linha. Esse projeto foi um piloto que se definirmos como um sucesso e se encontrarmos apoio nessa parceria entre a SABE Invest e a nossa Universidade, podemos explorar a partir de 2024, pelo menos uma vez ao ano, com um público estudantil bem maior.
Os representantes das empresas colaboradoras discursaram sobre a importância do programa e agradeceram aos alunos pela dedicação ao longo do semestre. Luís Alexandre Pessôa reconheceu o esforço e a proatividade do professor Uchoa que coordenou o programa. Ele também ressaltou como as atividades universitárias só se consolidam com o interesse, empenho, comprometimento e a adesão dos alunos.
Luís Guilherme Dias agradeceu a RJI Investimentos por receber os três novos estagiários, Maria Clara de Abreu Féres, Matheus Heiser e Gabriela Castro Villas Boas, que chamou para receber uma edição da revista “Relações com Investidores”. Gabriela é aluna do 3º período e contou que sempre teve interesse no mercado financeiro e, quando o professor Uchoa divulgou o curso em sala, decidiu entrar para aprender mais sobre o assunto. A estudante detalhou as atividades ao longo do semestre e comemorou a oportunidade de estagiar na RJI.
— Nós tínhamos aulas toda semana com estudos de casos de empresas reais e, ao longo do curso, eles postaram videoaulas, podcasts falando da bolsa e quais eram as melhores e piores empresas para investir durante aquela semana. Era muito interessante ter acesso àquelas informações. No final, fizemos um quiz, baseado em tudo que a gente estudou, e uma carteira de ações (conjunto de investimentos) que o aluno escolhia três empresas para investir e ganhavam as com maior valorização. Foi um curso que agregou muito, tinha bastante conteúdo. No final das contas, ainda ganhei um estágio.