Ciência e tecnologia são temas de Aula Inaugural
02/05/2012 17:15
Marina Burdman / Foto: Carol Lucchetti

Ministro Raupp enfatizou a importância da educação básica

A PUC inaugurou oficialmente o período letivo no dia 20 de abril,
em cerimônia com a presença do Ministro Marco Antônio Raupp

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, veio à PUC ministrar a Aula Magna da Universidade, no dia 20 de abril, no auditório do RDC. O tema foi Ciência e inovação para o Desenvolvimento Sustentável do Brasil. Na presença do Reitor, padre Josafá Carlos Siqueira, S.J., do Vice-Reitor, padre Francisco Ivern, S.J., e do Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio, Alexandre Cardoso, Raupp destacou a importância das pesquisas em universidades e explicou propostas do governo para sustentabilidade na tecnologia.

Raupp acredita que o desenvolvimento sustentável é a grande questão atual, mas ressaltou que, para isso, deve-se melhorar, antes de tudo, a educação básica. Segundo ele, as pesquisas nas universidades têm papel importante para o desenvolvimento do país, porém não é recomendável investir tanto em um setor e deixar as escolas de lado. Por isso, enfatizou a importância da união do Ministério da Ciência e Tecnologia com o Ministério da Educação. “Agora, nós devemos crescer no padrão educacional para o país dar o salto que precisamos. A sustentabilidade social é crucial para o nosso desenvolvimento”, afirmou.

Raupp falou sobre o programa Ciência Sem Fronteiras e outros que incentivam a pesquisa, sempre lembrando que esse tipo de programa ajuda o país a descobrir novas tecnologias. “A inovação é a mola do crescimento da economia”, destacou. O Ministro enxerga uma deficiência na formação de engenheiros e cientistas naturais. Segundo ele, mudar isso é um desafio permanente no país. “Nós queremos botar o país em construção, mas não existe construção sem a engenharia”, assinalou.

O ministro reconheceu a importância da parceria entre a PUC e o governo. Ele defendeu que a principal vantagem da Universidade é o fato de ela já ter um longo percurso no meio das pesquisas.

– A PUC é uma das instituições mais competentes e de mais história, tanto na área científica quanto na área de interação com o meio produtivo. Vocês têm experiência e nós queremos estimular esse setor. Para isso, deve-se começar onde já existe iniciativa, e aqui a gente não começa do zero.

 

Edição 254

 

Mais Recentes
Sustentabilidade é novo paradigma de desenvolvimento
Em palestra na PUC-Rio, pesquisadores do IBGE e professores do Centro de Ciências Sociais discutem a importância da leitura de indicadores sociais, e as lacunas nos dados
Fevuc: remodelação da aparência
Convidados refletem sobre as mudanças que cada indivíduo passa para se integrar às regras impostas pela sociedade
Pilotis recebem doações para as milhares de vítimas do furacão no Haiti
Reitor conclama Comunidade PUC para aderir à campanha. Feijão, arroz e leite em pó são prioridade. Arca da Solidariedade está nos Pilotis do Kennedy.