Há uma construção nova no Campus: a Casa Viva, projeto residencial que mostra, na prática, um exemplo de sustentabilidade. Foi construída com um sistema novo e não poluente chamado “Wood frame”, que utiliza madeira certificada apreendida em desmatamentos ilegais pelo IBAMA. A eletricidade virá de baterias conectadas a painéis solares e câmaras que armazenam o lixo orgânico e transformam o gás metano proveniente dele em energia. A água será reaproveitada através de recipientes debaixo da grama que captarão água da chuva.
A Casa Viva será utilizada pelos alunos e professores para teste de novas tecnologias, aprendizado em si e ajudar a formar novos profissionais voltados para a sustentabilidade, afirma o diretor executivo do projeto Casa Viva, Carlos Emmiliano Eleutério.
A casa é uma alternativa para moradias de baixa renda. Pode ser construída em um a três meses e tem prazo de vida útil de cem anos. Com 70m² de área construída, conta com sala, banheiro, cozinha, dormitório e varanda. A Casa Viva estará aberta à visitação para a comunidade PUC.
Edição 254