Iniciativa sustentável no Campus
02/05/2012 13:00
Helena Soares

Projeto Casa Viva apresenta soluções na prática

Há uma construção nova no Campus: a Casa Viva, projeto residencial que mostra, na prática, um exemplo de sustentabilidade. Foi construída com um sistema novo e não poluente chamado “Wood frame”, que utiliza madeira certificada apreendida em desmatamentos ilegais pelo IBAMA. A eletricidade virá de baterias conectadas a painéis solares e câmaras que armazenam o lixo orgânico e transformam o gás metano proveniente dele em energia. A água será reaproveitada através de recipientes debaixo da grama que captarão água da chuva.

 

A Casa Viva será utilizada pelos alunos e professores para teste de novas tecnologias, aprendizado em si e ajudar a formar novos profissionais voltados para a sustentabilidade, afirma o diretor executivo do projeto Casa Viva, Carlos Emmiliano Eleutério.

 

A casa é uma alternativa para moradias de baixa renda. Pode ser construída em um a três meses e tem prazo de vida útil de cem anos. Com 70m² de área construída, conta com sala, banheiro, cozinha, dormitório e varanda. A Casa Viva estará aberta à visitação para a comunidade PUC.

 

 

Edição 254

 

Mais Recentes
O caminho dos livros
Para facilitar a jornada dos calouros na Universidade, O Jornal da PUC criou um guia para apresentar a biblioteca: um ambiente onde você passará grande parte da vida acadêmica. Aqui estão todas as dicas necessárias para utilizar o espaço.
Aula Magna do Departamento de Economia
As diferentes propostas na abordagem de fatos da economia mundial foram apresentadas durante o encontro
Nova direção na Teologia
Professor desde 2013, padre Waldecir Gonzaga tomou posse em cerimônia marcada por comemorações e festividade