Iniciativa sustentável no Campus
02/05/2012 13:00
Helena Soares

Projeto Casa Viva apresenta soluções na prática

Há uma construção nova no Campus: a Casa Viva, projeto residencial que mostra, na prática, um exemplo de sustentabilidade. Foi construída com um sistema novo e não poluente chamado “Wood frame”, que utiliza madeira certificada apreendida em desmatamentos ilegais pelo IBAMA. A eletricidade virá de baterias conectadas a painéis solares e câmaras que armazenam o lixo orgânico e transformam o gás metano proveniente dele em energia. A água será reaproveitada através de recipientes debaixo da grama que captarão água da chuva.

 

A Casa Viva será utilizada pelos alunos e professores para teste de novas tecnologias, aprendizado em si e ajudar a formar novos profissionais voltados para a sustentabilidade, afirma o diretor executivo do projeto Casa Viva, Carlos Emmiliano Eleutério.

 

A casa é uma alternativa para moradias de baixa renda. Pode ser construída em um a três meses e tem prazo de vida útil de cem anos. Com 70m² de área construída, conta com sala, banheiro, cozinha, dormitório e varanda. A Casa Viva estará aberta à visitação para a comunidade PUC.

 

 

Edição 254

 

Mais Recentes
Assembleia Universitária
Em sessão de final de ano, o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J, apresentou o balanço da Universidade e das atividades acadêmicas realizadas em 2017
Novas oportunidades na representação estudantil
Os representantes eleitos para os Centros Acadêmicos e para o DCE Raul Amaro tomaram posse nessa terça-feira, 20.
Rotina que concilia treinos e orçamentos
O gerente de orçamento e projetos da PUC-Rio, Antonio Ferreira de Oliveira, se divide entre o ciclismo e a Universidade