Iniciativa sustentável no Campus
02/05/2012 13:00
Helena Soares

Projeto Casa Viva apresenta soluções na prática

Há uma construção nova no Campus: a Casa Viva, projeto residencial que mostra, na prática, um exemplo de sustentabilidade. Foi construída com um sistema novo e não poluente chamado “Wood frame”, que utiliza madeira certificada apreendida em desmatamentos ilegais pelo IBAMA. A eletricidade virá de baterias conectadas a painéis solares e câmaras que armazenam o lixo orgânico e transformam o gás metano proveniente dele em energia. A água será reaproveitada através de recipientes debaixo da grama que captarão água da chuva.

 

A Casa Viva será utilizada pelos alunos e professores para teste de novas tecnologias, aprendizado em si e ajudar a formar novos profissionais voltados para a sustentabilidade, afirma o diretor executivo do projeto Casa Viva, Carlos Emmiliano Eleutério.

 

A casa é uma alternativa para moradias de baixa renda. Pode ser construída em um a três meses e tem prazo de vida útil de cem anos. Com 70m² de área construída, conta com sala, banheiro, cozinha, dormitório e varanda. A Casa Viva estará aberta à visitação para a comunidade PUC.

 

 

Edição 254

 

Mais Recentes
Sustentabilidade é novo paradigma de desenvolvimento
Em palestra na PUC-Rio, pesquisadores do IBGE e professores do Centro de Ciências Sociais discutem a importância da leitura de indicadores sociais, e as lacunas nos dados
Fevuc: remodelação da aparência
Convidados refletem sobre as mudanças que cada indivíduo passa para se integrar às regras impostas pela sociedade
Pilotis recebem doações para as milhares de vítimas do furacão no Haiti
Reitor conclama Comunidade PUC para aderir à campanha. Feijão, arroz e leite em pó são prioridade. Arca da Solidariedade está nos Pilotis do Kennedy.