Aerodesign da PUC voa longe nos EUA
09/04/2013 18:00
Fernanda Rezende

Grupo de alunos ganha prêmio inédito para a Universidade

Equipe AeroRio reunida para comemorar a vitória conquistada pela primeira vez em disputa no Texas
A equipe de aerodesign da PUC-Rio, formada por alunos de graduação e pós-graduação do curso de engenharia, ganhou pela primeira vez a competição internacional SAE Aerodesign East competition na etapa de Relatório de Projeto. A pontuação de 47.5, em um total de 50, garantiu a AeroRio o prêmio.

O grupo AeroRio participou da classe Advanced, a de maior dificuldade no torneio, e terminou classificado em quarto lugar geral em um ranking com mais 11 equipes. A competição foi avaliada pela NASA nos dias 15 e 17 de março no estado do Texas, Estados Unidos, e foi dividida em três etapas: Relatório de Projeto, Apresentação Oral e Voo. A equipe brasileira também teve o melhor desempenho na última etapa, mas ela foi cancelada porque nenhuma equipe conseguiu largar uma carga de ajuda humanitária (representada por um saco de areia de aproximadamente 1,5kg) no alvo determinado pelos organizadores da competição.

– O relatório deveria ter a documentação técnica do projeto, anteprojeto, entre outros tópicos. Acredito que conseguimos fazer um relatório conciso e completo, que culminou nesse prêmio especial para nossa equipe – concluiu Lucas Ribeiro, capitão da equipe.

Segundo o professor Mauro Speranza Neto, coordenador do grupo, atualmente a equipe tem uma independência que jamais teve, e isso contribuiu para o resultado positivo. O papel da coordenação é dar um apoio administrativo na captação de recursos financeiros e de espaços físicos. Até mesmo porque o investimento financeiro é alto. Cada competição requer um projeto de avião integralmente novo.

– A minha participação tem sido mais a de um incentivador. Nosso objetivo foi sempre mostrar que os alunos que, mesmo a PUC não tendo um curso específico na área de aeronáutica, eles são capazes de desenvolver o projeto de um avião. O Lucas era monitor da minha matéria de Introdução à Engenharia há uns anos e começou a perceber os talentos para formar uma nova equipe.

Mais Recentes
Beleza a favor do ecossistema
Mercado de cosméticos veganos conquista consumidores que lutam contra a exploração animal
A voz que não pode ser calada
A liberdade de imprensa é considerada um direito social conquistado pelos profissionais da comunicação
Diplomacia na escola
Alunos da PUC participam da sexta edição MICC