Programa especial sobre Portinari ganha prêmio
13/03/2014 15:20
Gabriela Mattos

As cores de Portinari, programa do Núcleo de TV do Projeto Comunicar, foi premiado na categoria Melhor Programa de TV Universitária

O quadro Guerra e Paz, do pintor brasileiro Cândido Portinari, foi além das exposições. As cores de Portinari, um especial do programa PUC Artes do Núcleo de TV do Projeto Comunicar, foi premiado na categoria Melhor Programa de TV Universitária, no 8º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, em João Pessoa, em dezembro de 2013.

De acordo com a chefe de pós-produção, Marcia Antabi, existem poucos festivais no Brasil que dão visibilidade à TV universitária. Marcia ressalta ainda que o Núcleo de TV e o Projeto Comunicar incentivam os estagiários a produzir matérias de qualidade.

– Nos empenhamos para treinar e preparar os estagiários para o mercado de trabalho – analisa.

Exibido no dia 8 de abril de 2012, o especial aborda a vida do artista e mostra a exposição do quadro Guerra e Paz, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Após quase meio século na ONU, a obra retornou ao Brasil para restauração em 2010. Segundo a coordenadora geral do Núcleo de TV, Carmem Petit, Portinari é um patrimônio brasileiro, e é preciso enaltecer o trabalho do artista.

– Trabalhamos para um canal universitário, voltado para a educação, temos o dever de resgatar assuntos importantes para a cultura brasileira – explica.

As cores de Portinari teve reportagem de Hanna Melo, Giuline Bastos, imagens de Fernando Bittencourt, Pedro Gabriel Daher, Victor Fiuza e Luisa Melo, e edição de Isabela Lima. De acordo com a repórter Giuline Bastos, foi um desafio fazer este especial porque ela não sabia detalhes da vida e da obra de Portinari antes da reportagem.

– A conversa com o amigo do Portinari, o pintor Israel, foi um dos momentos mais marcantes para mim. Uma verdadeira aula – elogia.

Além do aprendizado sobre o pintor, a repórter Hanna Melo reconhece todo o esforço realizado pela equipe.

– Sempre fizemos tudo com profissionalismo, dedicação e parceria – analisa.

Edição 278

Mais Recentes
Mulheres marcadas pela pele
Gerações de tatuadoras traçam experiências no ramo dos desenhos permanentes
Instrumentos chineses, um voo de 7000 anos
Hoje a China divide a cultura musical entre os instrumentos tradicionais e os ocidentais
Além da Caverna
No livro "Os Meninos da Caverna", repórter revela não só o resgate de tailandeses presos em uma caverna mas também mostra um panorama cultural de uma parte do Oriente