Intercâmbio de ideias estratégicas
30/05/2014 15:41
Aline Ripoli/ Foto: Antonio Albuquerque

GE4: Encontro tratou de estudos globais de engenharia e avanços na internacionalização

Palestrantes discutem estratégias das universidades latino-americanas

As estratégias e metas das universidades latino-americanas voltadas para o exterior e a captação de recursos para a mobilização acadêmica foram alguns dos temas abordados na Conferência GE4, rede responsável por estudos globais de engenharia. O encontro, realizado nos dias 20 e 21 de maio, na Universidade, contou com a participação de profissionais de instituições brasileiras e internacionais.

Segundo o Vice-Reitor Administrativo, professor Luiz Carlos Scavarda, a Rede GE4 envolve quatro áreas: Engenharia, Educação, Empreendedorismo e Exchange. Para ele, a globalização é resultado do avanço de tecnologias e está diretamente ligada à engenharia.

– A engenharia é a ciência que acaba transformando a tecnologia em produtos e serviços. Inovação está fortemente ligada a esta carreira. E a educação também, porque nós estamos em uma universidade e queremos formar engenheiros com uma visão diferente – destacou.

De acordo com Scavarda, com a Conferência e o avanço no processo de internacionalização, a PUC-Rio ganha visibilidade.

– Deixar a PUC em evidência é o legado deixado pela conferência. O programa de internacionalização avançou muito nos últimos anos. Nós estamos vivendo um momento em que esse programa se profissionalizou, deixou de ser amador. E o combustível desse programa é a visibilidade. As palestras foram muito importantes nesse sentido –comentou.

Nece

O Núcleo de Educação em Ciências e Engenharia (Nece) promoveu, no dia 22 de maio, o workshop Some Best Practices On Engineering Education and Opportunities for International Collaboration, por meio do uso do software GoToMeeting, usado para reuniões e videoconferências on-line.

De acordo com o professor Luiz Carlos Scavarda, fundador do NECE, a presença de representantes de instituições, como Virginia Tech, International Federation of Engineering Education Societies (Ifees), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Academia Nacional de Engenharia (ANE) e Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (Abenge), estimulou maior participação no workshop.

– A presença desses profissionais catalisou o interesse pela reunião. E, com isso, foi possível que outras pessoas participassem, usando o programa GoToMeeting, que facilita a comunicação. Você percebe nitidamente que é um programa em desenvolvimento, com algumas falhas, mas é o melhor que se pode ter quando você não pode pagar passagem para estar aqui.

No workshop, foram discutidos temas como a importância da engenharia e os avanços no setor. A crise europeia, a interação entre Índia e Estados Unidos e os novos métodos de ensino na engenharia também foram abordados. Para Scavarda, o encontro deu início ao desenvolvimento de uma rede entre os profissionais, além de estimular a expansão e a internacionalização do Nece.

– O Nece é um órgão da PUC que tem uma visão internacional muito forte. A Abenge é uma associação brasileira, que precisa também, por sua parte, de contatos no Brasil e fora do Brasil, e esses contatos todos foram reforçados com os temas discutidos. O workshop foi gravado e vamos poder divulgar o que cada um desses profissionais faz. Agora, as pessoas têm acesso a um conjunto muito maior de informação.

Mais Recentes
Iniciativas PUC-Rio: Luta para proteção
Universidade fabrica equipamentos de proteção e doa para hospitais
Metodologia para a dinâmica do coronavírus
COVID-19 Analytics estuda dados do Ministério da Saúde para gerar prognósticos voltados para a lotação de hospitais
Núcleo da PUC-Rio ajuda órgãos de saúde no combate ao coronavírus
Pesquisadores da Universidade, em parceria com outras instituições, produzem previsões estatísticas sobre o avanço da pandemia no país