Entre a bicicleta e o orçamento
16/05/2016 15:25
Juliana Valente / Foto: Divulgação

Atleta colecionou, em 2015, títulos e boas colocações em Ciclismo e MTB

Ciclista há 21 anos, Antonio Ferreira representa a Universidade em campeonatos nacionais desde 2005

Rosto já conhecido nos pódios das principais corridas de Mountain Bike (MTB), Antonio Ferreira de Oliveira, 61 anos, é gerente de orçamentos e convênios da PUC-Rio. O ano de 2015 foi vitorioso para Ferreira, que, além de ter sido campeão das quatro principais corridas de MTB, conseguiu um feito raro para o ciclismo: chegar ao ranking final das duas modalidades. Vice-campeão do Ranking Estadual de Maratona de MTB e quarto colocado no Ranking Estadual de Ciclismo de Estrada, ele era o único com dois troféus.

Atleta desde os 15 anos, Ferreira viu o ciclismo, hoje motivo de orgulho para ele e família, chegar em sua vida por acaso. Durante uma partida de futebol, o gerente de orçamentos rompeu o menisco do joelho esquerdo e precisou passar por uma cirurgia. Tempos depois, ele sofreu novamente uma lesão. Para fortalecer a musculatura, Ferreira, aos 40 anos, começou a pedalar.

Após cinco anos de treinamento, o instinto competitivo deu início a uma carreira com muitos títulos e boas colocações nos rankings. O desempenho e dedicação chamaram a atenção do antigo diretor do Departamento de Educação Física, Airton Porfilho, que o convidou para competir com o uniforme da Universidade.

– O Airton se aposentou, mas o atual diretor continua me apoiando. Até porque ele vê resultado e o nome da PUC- -Rio está sempre lá no pódio.

Ferreira ressalta que o ciclismo exige uma rotina de treinamento mais pesada e uma alimentação regrada. A preparação para as competições começa às 4h30 e termina às 8h, porque ele precisa estar na Universidade às 9h. Nos fins de semana, ele treina em estradas das 6h às 12h.

– Mudei muito a alimentação desde que comecei a competir. Treino duas vezes por semana com o pelotão de ciclismo na orla do Leblon e de Ipanema e, nos outros três dias, na Floresta da Tijuca. Aos sábados, vou para a estrada fazer uma quilometragem alta e domingo treino Mountain Bike.

Apaixonado pelo ciclismo de estrada, Ferreira vibrou muito com a conquista, em 2015, da Maratona Mountain Bike Trio Trail, em Duas Barras. Na presença do neto na linha de chegada, ele ganhou do atual campeão brasileiro com mais de 10 minutos de distância.

– Essa competição é muito difícil e é a terceira vez que ganho. Na hora em que o secretário do prefeito estava entregando a medalha, disse que ia me dar a chave da cidade. Tinha uns 10 anos que ela não acontecia, vibrei muito porque ganhei de novo.
Mais Recentes
Os vários papéis da polícia no Mundo Atlântico
Encontros da História da PUC-Rio reuniram palestrantes da Itália, México e Brasil
O 'Solidarismo' e os tempos atuais
Obra de Pe. Ávila é relançada em seminário na PUC-Rio
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país