Reitor: Superior Geral dos Jesuítas visita a PUC-Rio
17/11/2017 14:30
Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J.

Em seu artigo, o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., comenta sobre a visita do Superior Geral da Companhia de Jesus, padre Arturo Sosa Abascal, S.J., à instituição. O Reitor destaca a reunião com o sacerdote, em que foram expostos os desafios da PUC para o futuro

No dia 18 de outubro deste ano, tivemos a honra de receber na nossa Universidade a visita do Pe. Arturo Sosa SJ, Superior Geral dos Jesuítas, acompanhado pelo Superior Provincial do Brasil, Pe. João Renato Eith. Como sabemos, o Pe. Sosa é o primeiro latino-americano a ocupar este cargo nestes quase quinhentos anos da fundação da Companhia de Jesus. O objetivo da visita foi conhecer de perto esta Instituição que foi confiada, desde a sua fundação em 1940, aos cuidados dos jesuítas, que nestes 77 anos, com o apoio da Igreja do Rio de Janeiro e colaboração de nossos professores e funcionários, vem se destacando no ensino superior brasileiro, e contribuindo para as pesquisas do país em várias áreas do conhecimento.

Depois de uma breve caminhada pelo campus, conhecendo um pouco da especificidade de nosso espaço físico, onde estruturas acadêmicas estão integradas com os espaços culturais, ambientais e religiosos, e a pastoral universitária, o Pe. Arturo Sosa SJ reuniu-se com a reitoria para ouvir do Reitor, Vice-Reitores e Decanos relatos sobre a atual conjuntura da PUC-Rio, como também alguns desafios futuros, a saber: 1) a manutenção da excelência acadêmica que contribui para a melhoria do ensino superior no Brasil, que tem colocado a Instituição em posição de destaque nos rankings nacionais e internacionais; 2) a continuidade do modelo de uma Universidade de pesquisa, que a diferencia de outras Instituições confessionais; 3) o crescimento da política de internacionalização da PUC-Rio, tanto nos intercâmbios internacionais de estudantes, como nos convênios com inúmeras Universidades no exterior; 4) a ênfase no enfoque socioambiental, que nos últimos anos, que tem possibilitado a Universidade ocupar lugar de destaque nos rankings internacionais que medem a sustentabilidade; 5) as múltiplas ações sociais desenvolvidas na Universidade, incluindo a política generosa de bolsas de estudo, trabalhos em comunidades carentes, atividades assistenciais a menores e idosos, campanhas de solidariedade etc; 6) a participação em várias associações e conselhos com outras Universidades e órgãos públicos e privados, através de parcerias e convênios, além da colaboração em projetos, simpósios, congressos e ações desenvolvidas pela AUSJAL, CNBB, ABRUC, ANEC e a Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Após a reunião com a reitoria, o Pe. Arturo Sosa proferiu uma conferência para os professores no Auditório Pe. Anchieta, cujo tema foi: “Uma Universidade chamada a conduzir com excelência a missão de reconciliação e justiça”. Os seis pontos destacados foram: O trabalho educativo da Companhia de Jesus para formar homens e mulheres para os demais; O reconhecimento da esfera pública como dimensão essencial da vida humana e social; A relação entre fé e justiça; A reconciliação e a justiça; Os grandes desafios da reconciliação e da justiça na atual realidade mundial; A dinâmica do Magis. Sobre este último ponto, ele lembrou a importância que a excelência da PUC-Rio seja compartilhada em redes com outras Universidades; agradeceu a comunidade universitária da PUC-Rio pelo trabalho de qualidade que muito honra a Igreja e a Companhia de Jesus; e desejou que o nosso campus seja um espaço de convivência respeitosa com as diferenças, e caminho de reconciliação aberto para acompanhar as pessoas que vem ao nosso encontro. No final do evento, o Pe. Arturo Sosa recebeu o título de Honra ao Mérito, e a medalha D.Helder Câmara.   

A visita foi concluída com uma celebração da eucaristia na Igreja da PUC-Rio, com a participação de antigos e atuais alunos, professores, funcionários, membros da CVX, CVM e colaboradores em diversos apostolados promovidos e incentivados pela Companhia de Jesus.

Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J. – Reitor da PUC-Rio

Mais Recentes
Nota da Reitoria
Sobre o aumento do número de casos de COVID-19
Mensagem do Reitor a toda a Comunidade Universitária
Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. faz uma reflexão sobre os desafios da educação no Brasil