Tribuneiros.com, paixão pela escrita na internet
16/08/2006 17:45
Thiago Camara / Foto: Divulgação

Cansados da falta de espaço para jovens cronistas, os ex-alunos de Jornalismo Carlos Andreazza, Felipe Moura Brasil e Rafael Simi criaram o site Tribuneiros.com, com textos voltados para leitores entre 18 e 30 anos.

Felipe Moura, o site e os três amigos em um porta retrato


Durante o curso de Jornalismo, em setembro de 2003, a paixão pela escrita reuniu três ex-alunos. Carlos Andreazza, Felipe Moura Brasil e Rafael Simi criaram o site Tribuneiros.com que publica textos voltados para leitores com idades entre 18 e 30 anos. O objetivo de criar um espaço literário para esta geração surgiu do fato de hoje, nos grandes veículos de comunicação, os cronistas e colunistas que escrevem terem mais de 40 anos e não representarem a juventude vigente.

– Há uma carência de textos autorais que tragam alguma referência da nossa geração e do seu discurso. Além disso, nossos leitores, que não lêem os cronistas de jornal, começaram a se identificar com o estilo "tribuneiro", conta Felipe.

O nome Tribuneiros surgiu de um grupo de discussão de e-mails organizado por Simi e Andreazza, chamado Tribuna. A necessidade de ampliar os debates levou à criação do site, que ganhou o reforço de Felipe Moura. Sua divulgação começou através do boca-a-boca entre os amigos do trio e a partir de e mails enviados com os textos. Mas o que tornou o site nacionalmente conhecido, e o fez sair do ciclo dos amigos dos amigos, foi a crônica Um sóbrio em Salvador, de Felipe Moura.

– Passei o carnaval de 2004 em Salvador e escrevi sobre essa experiência. Comecei a receber e-mails de vários estados, como Pará, Ceará, São Paulo, com críticas e elogios. O número de acessos do site subiu muito e ele virou um parâmetro de humor e literatura acessível à juventude, lembra Felipe.

Mas os três amigos não fazem do site seu principal instrumento de trabalho. Todos trabalham na área de Comunicação, porém em funções diferentes. Carlos Andreazza está escrevendo a biografia de seu avô Mario Andreazza, Ministro dos Transportes nos governos ditatoriais de Costa e Silva e Médici, e responsável por obras como a Ponte Rio-Niterói; Rafael Simi trabalha como repórter no jornal Extra e está na Alemanha cobrindo a Copa do Mundo e Felipe Moura trabalha na produtora Tibet Filme e, no momento produz, o primeiro DVD de dona Ivone Lara, grande dama do samba carioca.

– No site, nós três nos completamos. Cada um tem um estilo diferente, analisa Felipe.

Atualmente o trio tribuneiro tem a colaboração dos textos de Wiliam Helal Filho, ex-aluno de Jornalismo, da PUC, e Dirley Fernandes, formado em Jornalismo pela UFRJ. Os cinco jornalistas escrevem sobres os mais variados assuntos, desde carnaval e relacionamentos afetivos até política internacional e governo Lula. Todos os dias os leitores podem encontrar um texto novo. O endereço do site é: www.tribuneiros.com.

Edição 173