Entre as melhores da América Latina
25/07/2018 16:38
Julia Carvalho e Renata Ratton

PUC-Rio está entre as dez principais instituições de ensino e pesquisa e ocupa o primeiro lugar entre as universidades privadas do país

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) é destaque no Times Higher Education Latin America University Rankings ao ocupar a sétima colocação geral em 2018 no ranking das melhores instituições da América Latina e Caribe. A Universidade subiu duas posições na avaliação latino-americana em relação ao ano anterior. O resultado coloca a PUC-Rio como a quarta melhor entre as universidades nacionais e como a primeira entre as instituições privadas do Brasil. No total, foram avaliadas 129 universidades de dez países da América Latina e Caribe.

A PUC também está na liderança nacional e na vice-liderança Latina dos indicadores Internacionalização e Parceria com a Indústria (industry income). Referência em rankings universitários no contexto mundial, o instituto inglês Times Higher Education avalia as principais áreas de atuação das universidades - Ensino, Pesquisa, Internacionalização e Parceira com a Indústria. São 13 indicadores de performance que cobrem todas as áreas do estudo universitário.

Padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, S.J., destacou a importância da PUC estar no ranking. Foto: Thaiane Vieira

O presidente da Mantenedora da PUC-Rio, padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, S.J., afirmou que a Universidade sempre esteve presente nos rankings da instituição e tem melhorado a média no decorrer dos anos. Por isso, ele atribui o resultado da PUC-Rio à excelência acadêmica e à tradição.

— Quando comparamos com a América Latina, o Brasil está muito bem no mapa, seis das dez primeiras universidades são brasileiras. Eles avaliam principalmente pós-graduação, com ênfase nos cursos de doutorado. Eu vejo aqui na PUC que os alunos gostam da Universidade e estão muito satisfeitos.

Para o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., a presença da instituição no ranking mostra o trabalho desenvolvido pelo corpo discente e docente para colocar a Universidade como referência internacional em qualidade de ensino e pesquisa.

– O resultado mostra que precisamos priorizar a profundidade do pensamento e do humanismo nas universidades, sobretudo em uma sociedade marcada pelas soluções rápidas e superficiais.

Mais Recentes
Meu Primeiro Dia na PUC
Calouros são recepcionados pelos departamentos nesta sexta-feira, 10 de agosto. Palestras, visitas guiadas pelo campus e troca de experiência com professores e veteranos fazem parte da programação
Novo diretor na Química
Na PUC há 16 anos, o professor Ricardo Aucélio Queiroz tomou posse do cargo de diretor do Departamento de Química em cerimônia realizada na Sala do Conselho
Ciência na prática
Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional comemora 50 edições de pesquisas no Brasil