Entre as melhores da América Latina
25/07/2018 16:38
Julia Carvalho e Renata Ratton

PUC-Rio está entre as dez principais instituições de ensino e pesquisa e ocupa o primeiro lugar entre as universidades privadas do país

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) é destaque no Times Higher Education Latin America University Rankings ao ocupar a sétima colocação geral em 2018 no ranking das melhores instituições da América Latina e Caribe. A Universidade subiu duas posições na avaliação latino-americana em relação ao ano anterior. O resultado coloca a PUC-Rio como a quarta melhor entre as universidades nacionais e como a primeira entre as instituições privadas do Brasil. No total, foram avaliadas 129 universidades de dez países da América Latina e Caribe.

A PUC também está na liderança nacional e na vice-liderança Latina dos indicadores Internacionalização e Parceria com a Indústria (industry income). Referência em rankings universitários no contexto mundial, o instituto inglês Times Higher Education avalia as principais áreas de atuação das universidades - Ensino, Pesquisa, Internacionalização e Parceira com a Indústria. São 13 indicadores de performance que cobrem todas as áreas do estudo universitário.

Padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, S.J., destacou a importância da PUC estar no ranking. Foto: Thaiane Vieira

O presidente da Mantenedora da PUC-Rio, padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, S.J., afirmou que a Universidade sempre esteve presente nos rankings da instituição e tem melhorado a média no decorrer dos anos. Por isso, ele atribui o resultado da PUC-Rio à excelência acadêmica e à tradição.

— Quando comparamos com a América Latina, o Brasil está muito bem no mapa, seis das dez primeiras universidades são brasileiras. Eles avaliam principalmente pós-graduação, com ênfase nos cursos de doutorado. Eu vejo aqui na PUC que os alunos gostam da Universidade e estão muito satisfeitos.

Para o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., a presença da instituição no ranking mostra o trabalho desenvolvido pelo corpo discente e docente para colocar a Universidade como referência internacional em qualidade de ensino e pesquisa.

– O resultado mostra que precisamos priorizar a profundidade do pensamento e do humanismo nas universidades, sobretudo em uma sociedade marcada pelas soluções rápidas e superficiais.

Mais Recentes
Mulheres presas e esquecidas
Ciclo de palestras aborda o encarceramento feminino no Brasil e denuncia a realidade das mulheres dentro dos presídios
Economista Marcio Garcia toma posse como professor titular
Há 36 anos na PUC-Rio, o professor é o terceiro a receber a nomeação no Departamento de Economia
Literatura infanto-juvenil em alta
Entrega dos prêmios Selo Cátedra 10 é marcada por defesa da relação entre Academia e mercado editorial