Recomeçar com entusiasmo e esperança
10/08/2018 18:57
Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J.

O Reitor da PUC-Rio ressalta a importância de iniciar mais um semestre acadêmico com criatividade e disposição para o diálogo. Ele lembra que o mundo universitário é inovador, inclusivo e diverso. 

Estimados alunos, professores e funcionários da PUC-Rio. Depois deste pequeno recesso, retomamos a nossa rotina criativa da vida universitária com o mesmo entusiasmo que começamos o primeiro semestre de 2018. O entusiasmo juvenil e otimista que move as nossas vidas não pode ser ofuscado pelas diferentes crises em que vivemos no país e no Rio de Janeiro, pois os descaminhos da História são superados pelo espirito resiliente que move o ethos da brasilidade, pois sabemos buscar saídas para os impasses e as perplexidades que as circunstâncias nos colocam. Junto a este entusiasmo está a virtude da esperança, pois ela nos potencializa a crer que existe saída e horizonte que estão além da crua realidade da violência e do desemprego que atingem diversos setores da sociedade nacional e local.

Os dados sobre a PUC-Rio, oriundos do último ranking Times Higher Education para as Universidades Latino-americanas, ajudam a levantar o nosso entusiasmo e esperança, pois confirmam que as opções pela excelência no ensino superior é uma marca de nossa instituição, mantida mesmo diante das crises políticas, sociais e econômicas do nosso país e estado. Ocupar o 7º lugar dentre as Universidades na América Latina, o 4º no Brasil e o 1º no Rio de Janeiro, além de manter o pioneirismo na internacionalização e na relação com a indústria, é algo que revela a seriedade e a determinação de uma verdadeira Universidade de ensino e de pesquisa. Tudo isto se deve ao desempenho da comunidade educativa, que sabe cultivar, preservar e defender os valores que movem o nosso modo de ser e agir, expresso no pertencimento institucional. Excelência, pioneirismo, solidariedade, inclusão e sustentabilidade são princípios cultivados na gestão, do corpo docente, discente e funcional.

Assim, fazer parte da comunidade universitária da PUC-Rio é testemunhar que fazemos parte de um mundo universitário criativo, inovador, inclusivo e pluriverso, em que a formação profissional está associada com os valores humanísticos, científicos e religiosos. A nossa tradição nos mostra que a convivência com as diferenças, a interdisciplinaridade dos saberes, o diálogo inteligente e civilizado, a liberdade acadêmica, a qualidade no ensino e a inspiração da fé são eixos fundamentais que fazem a PUC-Rio ocupar um lugar de destaque no ensino superior.

Desejo a todos um feliz recomeço de atividade acadêmica de 2018, sabendo que estaremos convivendo com um período social e político especial das eleições, processo que exigirá de todos nós muita reflexão, discernimento, diálogo e lucidez. Que Deus derrame sobre todos nós as graças e bênçãos necessárias para levar adiante os nossos sonhos e ideais.

Padre Josafá Carlos de Siqueira,  S.J. – Reitor da PUC-Rio

Mais Recentes
Nota da Reitoria
Sobre o aumento do número de casos de COVID-19
Mensagem do Reitor a toda a Comunidade Universitária
Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. faz uma reflexão sobre os desafios da educação no Brasil