Experiência pioneira de avaliação internacional
17/08/2018 17:56

Equipe internacional, formada por professores e pesquisadores das Universidades de Nova York, Drexel, Edimburgo, Joanesburgo e PUC-Rio, se reuniu durante quatro dias na PUC-Chile

O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira S.J., participou de um comitê internacional de avaliação da Pontifícia Universidade Católica do Chile. É a primeira vez que isto ocorre em uma universidade católica de referência na América Latina. A equipe internacional, formada por professores e pesquisadores das Universidades de Nova York, Drexel, Edimburgo, Joanesburgo e PUC-Rio, se reuniu durante quatro dias com o reitor, os vice-reitores, os decanos e mais de 100 professores da PUC-Chile.

A equipe trabalhou com base no relatório enviado anteriormente para cada integrante, nas reuniões com representantes de diferentes áreas de conhecimento da universidade, e nas visitas a centros de pesquisa. Ao final deste processo, o grupo apresentou à reitoria da universidade um documento com os resultados da avaliação, com elogios, críticas e sugestões.

A experiência permitiu uma troca enriquecedora, pois tanto a PUC-Chile como a PUC-Rio apresentam perfis semelhantes como universidades de pesquisa, excelência acadêmica na graduação e pós-graduação e destaque na internacionalização.

A PUC-Chile é considerada hoje uma das melhores Instituições de Ensino Superior no continente latino-americano e se destaca pela qualidade no ensino e na pesquisa, além da internacionalização e produção científica.

Mais Recentes
Nota da Reitoria
Sobre o aumento do número de casos de COVID-19
Mensagem do Reitor a toda a Comunidade Universitária
Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. faz uma reflexão sobre os desafios da educação no Brasil