Novo diretor no Departamento de Medicina
07/05/2021 17:50
Victória Reis

Professor e pesquisador Jorge Biolchini assume cargo em cerimônia remota

Reunião de posse do novo diretor do Departamento de Medicina

O ex-diretor da Medicina agradeceu pela oportunidade de comandar o departamento por quatro anos e parabenizou Biolchini. Ele pontuou a importância do investimento na infraestrutura para a expansão do ambulatório médico São Lucas, que, segundo ele, futuramente se tornará um grande centro de capacitação prática para alunos de pós-graduação. Coutinho ressaltou também que apesar da crise agravada pela pandemia de Covid-19 o departamento conseguiu manter e criar cursos novos.

- Contamos hoje com 31 cursos de especialização, quatro de extensão e um total de 418 alunos matriculados. Na área da internacionalização, fizemos uma parceria com a Universidade Nova de Lisboa para o oferecimento de um curso de saúde e meio ambiente. A versão teve 30 alunos matriculados, com aproximadamente metade de brasileiros e a outra metade de portugueses, e já está em preparação uma segunda versão deste curso.

O novo diretor destacou em seu discurso a palavra gratidão para as pessoas que o fizeram chegar ao cargo. Biolchini pontuou que pretende se dedicar a três pontos principais: manutenção da qualidade dos atuais cursos, ampliar as atividades de pesquisa e expandir os cursos de extensão, com a promoção de benefícios e serviços da comunidade. O professor ressaltou ainda a importância de relações interdepartamentais para uma colaboração científica, tecnológica e acadêmica, com o objetivo de criar, fortalecer e expandir.

- Existe um rico potencial a ser explorado, algumas iniciativas e ações estão previstas nesta direção e em vários campos férteis. Lembrando que fertilidade e fecundidade são precisamente significados da origem etimológica em greco da palavra felicidade.

O Decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, professor Hilton Koch, ressaltou o carinho pela Universidade e o prazer de ter ajudado na criação do Departamento de Medicina da PUC-Rio. Ele enalteceu o trabalho e a trajetória de Walmir Coutinho como diretor e reconheceu a importância da ampliação do ambulatório que fornece atendimento para pessoas de menor poder aquisitivo. Koch recordou que conheceu Biolchini por meio da banca examinadora na UNIRIO e ficou encantado com a apresentação feita pelo colega, o que o levou a convidá-lo para atuar na PUC-Rio.

- A partir disto, o Jorge tem sempre demonstrado uma gratidão à Universidade, de modo em geral e aos colegas. Acho que ao chegar a este ponto, de ser o diretor do Departamento de Medicina, eu só posso desejar que ele tenha bastante sucesso, assim como nós temos aumentado a nossa participação e relação dentro da Universidade. Que ele possa trazer coisas novas e boas.

O Reitor encerrou a reunião com um discurso direcionado a Biolchini e pontuou sete considerações principais para o novo comando. Entre elas, a articulação com mais ousadia dos projetos da Medicina com a tecnologia, uma maior coordenação com o Departamento de Biologia e busca de convênios e parcerias para desenvolver projetos que contemplem novas áreas médicas, sobretudo relacionadas à prevenção de patógenos.

- A pesquisa na área é extremamente importante, pois hoje nós temos o coronavírus, e amanhã podemos ter uma série de outros patógenos, sobretudo com a destruição dos nossos biomas e ecossistemas. Não temos como controlar que novos patógenos entrarão nos nossos espaços citadinos e temos que dar respostas para isto. Esta dimensão preventiva é muito importante, e acho que o nosso Departamento de Medicina pode ousar bastante nesta área.

Biolchini é formado em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui especialização em Medicina Homeopática pela Escuela Homeopática Argentina. É mestre em Ciência da Informação pela UFRJ, fez doutorado sanduíche em Informática Médica, no National Center for Biomedical Communications/National Institutes of Health, nos Estados Unidos e pós-doutorado na COPPE/UFRJ. O médico é membro da Academia de Medicina do Rio de Janeiro e pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento