Diálogos sobre Amazônia e Descarbonização
11/12/2023 16:04
João Lustosa

Jornada de Parcerias e Inovação da VRDI organizou série de encontros transdisciplinares  

Professores e funcionários realizaram dinâmicas no Espaço Francisco, trocando saberes e formando conexões. Foto: Caio Matheus

Professores e funcionários se reuniram no Espaço Francisco nos dias 29 de novembro e 6 de dezembro para colocar em prática a transdisciplinaridade. O objetivo dos encontros foi de engajar a comunidade e experimentar o espaço por meio dos temas “Amazonizar” e “Descarbonização”, meta-projetos da Universidade. Promovida pela Jornada de Parcerias e Inovação da Vice-Reitoria de Desenvolvimento e Inovação da PUC-Rio (VRDI), as reuniões foram lideradas pelo professor Marcelo Pereira, coordenador adjunto de Tecnologia Acadêmica do Departamento de Artes e Design. 

Marcelo Pereira apresentou o conceito de transdisciplinaridade, que foi colocado em prática nos encontros. Baseada na troca de informações sem fronteiras,  a ideia visa à interação e o aprendizado. Isso se relaciona com a proposta do Espaço Francisco, que será um lugar de troca, onde professores e pesquisadores poderão compartilhar projetos e buscar parcerias. 

— Resolvemos trabalhar com os meta-projetos. O “Gávea Carioca”, o “Amazonizar” e a “Descarbonização”. São assuntos que a PUC-Rio tem trabalhado com muita ênfase, fazendo parcerias com instituições e outras universidades. O  “Amazonizar” é um dos principais, por essa razão, achamos que era interessante começar com um mapeamento — explicou Marcelo Pereira.

Professor Marcelo Pereira explicou sobre o conceito de transdisciplinaridade. Foto: Caio Matheus

Professores e funcionários participaram de dinâmicas em grupo, em que compartilharam seus projetos. O propósito era colocar a transdisciplinaridade em prática, trocando saberes entre os participantes. Além disso, serviu como oportunidade para a construção de novas parcerias e formação de uma rede de conexão.

Diretor pedagógico da Escola Parque, Carlos Alberto Nascimento compareceu ao encontro do dia 29, sobre o “Amazonizar”. Ele explicou que conheceu o projeto por meio do fórum realizado em maio deste ano e ficou instigado a participar da iniciativa. Carlos contou que a Escola Parque organiza anualmente viagens para a Amazônia com alunos do Ensino Médio. E que compareceu em busca de parcerias.

— Estou com o desafio de buscar uma convergência entre a Escola Parque e a PUC-Rio no sentido de nos “amazonizar” em 2024 para criar um piloto. É uma iniciativa para ampliar os horizontes. Estou pensando em projetos que envolvam uma pesquisa de campo em parceria com um laboratório da Universidade. 

Professora do Departamento de Biologia Marinez Ferreira de Siqueira compareceu ao encontro do dia 6, sobre a “Descarbonização”. Ela está desenvolvendo projetos associados ao mercado de carbono e biodiversidade, e relatou que conseguiu contatos que vão adicionar uma nova dinâmica à sua pesquisa.  

– O projeto que apresentei durante essa discussão ainda está mais interdisciplinar do que transdisciplinar. Identifiquei como fazer isso além de conseguir os contatos. 

O professor Marcelo Pereira expressou satisfação com o resultado da dinâmica e disse que foi possível mapear situações que poderão ser trabalhadas futuramente.

— Foi além do esperado. Tivemos pouco tempo para fazer um workshop como esse, em geral, é muito difícil levantar os problemas que as pessoas têm em seus trabalhos. E eles conseguiram, os grupos compartilharam os seus problemas muito específicos.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Discriminação algorítmica, efeito das IAs
Etarismo, racismo e homofobia são pautas no desenvolvimento de novas tecnologias digitais.
PUC-Rio sedia Conferência Nacional de CT&I
Evento traz contribuições para encontro no Brasil, em junho