PUC-Rio fecha acordo com a China University of Petroleum
14/12/2023 14:16
Carolina Bottino

Cooperação internacional une pesquisa e desenvolvimento

China University of Petroleum e PUC-Rio fecham parceria acadêmica. Foto: Mateus Monte

Em sua recente visita à República Popular da China, o Reitor Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J. se encontrou com autoridades acadêmicas e discutiu novos acordos de cooperação. Entre eles, uma parceria entre a PUC-Rio e a China University of Petroleum, localizada em Pequim, capital chinesa. No dia 12 de dezembro, o Reitor e a presidente da instituição asiática, a professora Wu Xiaolin, assinaram o Memorandum of Understanding (MoU), documento que estabelece o acordo de colaboração acadêmica entre as universidades.

Fundada em 1953, a China University of Petroleum-Beijing possui cerca de 25 mil estudantes, mais de 1800 docentes e é filiada ao Ministério da Educação da China. De acordo com o Essential Science Indicators (ESI) de 2020 - um indicativo que analisa a excelência de pesquisas na área científica - a universidade possui alguns dos melhores programas do mundo no ensino de cinco disciplinas: Química, Ciência de Materiais, Engenharia, Ciência da Computação e Geociência.

A presidente da China University of Petroleum - Beijing, Wu Xiaolin, e o Reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., assinam acordo de cooperação acadêmica. Foto: Mateus Monte

O Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., afirmou que a colaboração é importante para os projetos de pesquisa relacionados ao desenvolvimento nas áreas de transição energética, cultura e inteligência artificial. 

– Temos contratos e parcerias com outras universidades chinesas, mas essa instituição tem uma particularidade porque ela é especializada em energias. O desenvolvimento de pesquisas sobre transição energética é um interesse mútuo devido à crise climática, e isso articula também com um mesmo projeto de futuro, que é uma energia limpa e renovável. O Brasil e a China são dois grandes países que têm muito potencial para a nova indústria que visa o desenvolvimento de um país sem poluí-lo – assegurou o Padre Anderson Antonio Pedroso.

O Reitor avalia que existem desafios dos dois lados a serem cumpridos, como o de diminuir a poluição, no caso dos chineses, e o de não desmatar, no contexto brasileiro. Além disso, ele também analisou o fator cultural entre as duas nações:

 – A PUC-Rio tem o Instituto Confucius, um espaço para a divulgação da língua e cultura chinesa, e acredito que a parceria também será uma forma de levar a cultura brasileira para a China também. Com o progresso socioeconômico e ambiental, cumprimos nossa função social para o desenvolvimento do país – concluiu o Reitor.

O convênio geral fecha a parceria entre a PUC-Rio e a China University of Petroleum para o desenvolvimento de pesquisas e a realização de intercâmbios acadêmicos. Foto: Mateus Monte

A parceria intercontinental entre as universidades foi apresentada pelo professor Sergio de Fontoura, do Departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio, e consagra a China University of Petroleum como a 7ª instituição de ensino chinesa conveniada à PUC-Rio. O convênio resultou de contatos prévios e da ida do docente ao país asiático, a fim de discutir interesses comuns. Com seu retorno ao Brasil, o assunto foi levado à Vice-Reitoria de Desenvolvimento e Inovação e à Coordenação Central de Cooperação Internacional, que analisaram as iniciativas e, junto ao Instituto Confucius, participaram da negociação do acordo entre as instituições. O professor avaliou os objetivos e as estratégias de pesquisa que podem ser desenvolvidas.

– Em meados de 2024, uma Joint Workshop será realizada na PUC-Rio, e contará com a presença de 20 pesquisadores chineses. A parceria é estratégica para a Universidade, tendo em vista a presença de quatro empresas chinesas da área de óleo, gás e energia no Brasil e que estarão investindo em projetos de pesquisa e desenvolvimento. A cooperação com pesquisadores chineses é de grande importância para viabilizar os acordos da PUC-Rio, que é a segunda maior universidade brasileira em estudos sobre óleo e gás.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Discriminação algorítmica, efeito das IAs
Etarismo, racismo e homofobia são pautas no desenvolvimento de novas tecnologias digitais.
PUC-Rio sedia Conferência Nacional de CT&I
Evento traz contribuições para encontro no Brasil, em junho