A moda em mídias digitais imersivas
28/11/2023 15:20
Letícia Guimarães

Alunos da PUC-Rio apresentam coleção vencedora do HORIZŌN LATINX

Os alunos contaram sobre o processo criativo para o concurso. Foto: Mateus Monte

A Coleção Futurível Brasilis: Um Delírio Tropical, produzida por alunos do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, e ganhadora da 3ª edição do HORIZŌN LATINX, foi apresentada durante a 17ª Semana de Artes e Design da PUC-Rio. Ao pensar na possibilidade de um futuro de coexistência harmônica e inovadora entre a natureza e o ser humano, foram desenvolvidas combinações de roupas inspiradas pela biodiversidade brasileira. Os alunos criaram formas e padrões que capturam elementos como frutas, plantas e animais encontrados na Mata Atlântica. O concurso foi promovido pelo Brazil Immersive Fashion Week (BRIFW) que consiste em mostrar a moda em mídias digitais imersivas. Neste ano, a apresentação aconteceu nos dias 1º e 2 de novembro, presencialmente em São Paulo e também on-line.

Futurível é um adjetivo que sugere possibilidades de um futuro hipotético. O projeto propõe olhar o Brasil através da moda e tentar enxergar o futuro da indústria. Futurível Brasilis move conhecimento e diversidade para o universo acadêmico ao transpor diferentes narrativas visuais artísticas e multimídias que compõem a moda brasileira. Trata-se de uma nova oportunidade de abrir outras dimensões de representação da moda. Assim, novos contextos visuais são criados para que seja viável um futuro mais maduro para a moda brasileira. 

A proposta foi elaborada por alunos de diferentes períodos do curso de Design, que formam um coletivo diverso. Na última quarta-feira, 22 de novembro, Cassiane da Glória, Gabriel Moritz, João Pedro Muniz, Laura Diniz, Maria Eduarda Costa e Rayane Vitorino se reuniram para contar sobre o processo e propósito da coleção. O coletivo mostra que o design trabalha com a imaginação de futuros possíveis e não com a previsão. A mistura do futuro e o domínio da natureza são predominantes na estética proposta para criar um diálogo interdisciplinar do futurismo com o mundo atual. Para Laura, o que a moveu foi a necessidade de apresentar formas do Brasil através da moda.

— Não acho que o Brasil é bem representado, principalmente na indústria da moda. Quando a gente pensa nas nossas referências, sempre pensamos na Europa e nos países lá de fora, sendo que aqui temos muita cultura e muita referência. É uma questão de pouca visibilidade mesmo. Por exemplo, as grandes influências toda hora elas estão indo lá para fora, retratam o Nova York Fashion Week, Paris Fashion Week, mas quando o São Paulo Fashion Week acontece, cadê elas? –  ponderou Laura. 

Laura ressaltou a importância da identidade brasileira na moda. Foto: Mateus Monte

A professora Isabel Martins Moreira, uma das supervisoras da coleção, enfatizou a importância da interdisciplinaridade para a Universidade e para a realização de trabalhos como este. Há dois anos o Departamento inaugurou um currículo diferente, sem habilitações e, para ela, esse projeto mostra a competência dos alunos em diversas atuações, não apenas na moda. Além disso, a professora destacou a relevância da construção de uma identidade nacional no ramo fashion.

— Nós somos um país que sofreu uma colonização física e cultural muito forte. Eu acho que temos que conquistar nossa independência. Esse é um trabalho muito importante da moda brasileira, de assumir a sua própria identidade. Isso está muito relacionado a conhecer os nossos recursos. Esse trabalho fala dos mitos e das lendas indígenas brasileiras. Acho que o folclore tem essa relevância, é a nossa raiz.  É a conexão com o nosso solo, com a nossa fauna e flora. É super relevante e a moda é um reflexo disso. — disse Isabel

Isabel (à esquerda) destacou a importância do projeto. Foto: Mateus Monte

O delírio tropical do Futurível Brasilis buscou realçar o Brasil e as características da brasilidade, através da moda. Os elementos escolhidos não são necessariamente muito lembrados ou apreciados, e o objetivo foi fazer com que eles sejam vistos com uma nova perspectiva.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
PUC-Rio sedia Conferência Nacional de CT&I
Evento traz contribuições para encontro no Brasil, em junho
Conferência vai discutir estratégias de inovação
Encontro nacional vai reunir mais de 4 mil pessoas em Brasília, em junho