Degustação na Fevuc enfatiza a preservação ambiental
25/05/2017 17:04
Paula Strecht

Alunos experimentaram diferentes sabores da Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Pampas. Em missa no coração do campus, Padre Josafá destacou privilégio da comunidade em poder conviver com parte dos biomas do Brasil no ambiente universitário.

Goiabada, tapioca, açaí, castanha do Pará, queijo coalho e cupuaçu foram alguns dos sabores provados nos Pilotis do Edifício da Amizade nesta quarta-feira, 24. A degustação de alimentos dos biomas brasileiros da Feira de Valores da Universidade Católica (Fevuc), organizada com a ajuda de voluntários, serviu para mostrar que a culinária também faz uso desses ecossistemas. A Fevuc explora os biomas brasileiros de diversas formas. Por meio da gastronomia, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar os diferentes sabores da Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Pampas, e perceber, por meio deste contato, como se trata de um paladar ‘significativo’. Além da culinária, a fotografia e o grafite também se fizeram presentes.

Em missa ecológica que integrou a programação da feira, o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, reiterou a importância de a comunidade acadêmica desfrutar do campus da Universidade. Segundo ele, é um privilégio poder conviver com uma parte dos biomas do Brasil dentro do ambiente universitário. Na missa ecológica, no coração do campus, o Reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira ressaltou: “Nossa missão como cidadãos é cuidar da natureza. Devemos manter o espírito de conservação e zelo”.

Reitor padre Josafá presidindo a missa ecológica. Foto: Matheus Aguiar

O coordenador geral do evento, Walmyr Júnior, explicou que o tema da feira este ano visa incentivar a preservação do meio ambiente, e destacou que o protagonismo dos alunos é o que move a Fevuc. Eles é que se voluntariam e participam das programações. “Este é o momento de os alunos se engajarem. Essa feira é para envolver os universitários e fazer com que eles expandam seus olhares”.

Mais Recentes
Pecuária com benefícios ambientais
Fazenda de ex-aluno da PUC-Rio é reconhecida internacionalmente como uma solução sustentável para a criação de gado
A sustentabilidade na pandemia e no progresso humano
Palestrantes discutem os diferentes impactos da degradação ambiental durante e após a pandemia
Ecologia integral em um mundo fragmentado
Na abertura da Semana de Meio Ambiente, palestrantes analisam os cinco anos da encíclica Laudato Si'