Ecologia no Documento de Aparecida e na Laudato Si’
05/10/2017 12:29
Lucas França

Meio ambiente, sociedade e teologia foram alguns dos assuntos abordados na palestra do Reitor da PUC no VIII Simpósio de Teologia 

Reitor padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., palestrou sobre ecologia e meio ambiente à luz do Documento de Aparecida e a Laudato Si. Foto: Isabella Lacerda

A preocupação da Igreja com o meio ambiente e os pontos em comum presentes no Documento de Aparecida e na Encíclica Laudato Si foram os assuntos centrais da palestra dada pelo Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., na manhã de quarta-feira, 4, no VIII Simpósio de Teologia da PUC-Rio. Com tema A Ecologia a partir da V Conferência do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam), a mesa foi mediada pelo diretor do Departamento de Teologia, professor Leonardo Agostini.

O Reitor analisou a questão ecológica no Documento de Aparecida à luz do Laudato Si, encíclica sobre consumismo e meio ambiente publicada pelo Papa Francisco, em 2015. Padre Josafá, que é doutor em Ciências Biológicas, afirmou que os textos tratam de uma “ecologia integral”, conceito que define o meio ambiente, a sociedade e a Teologia como fatores que estão interligados, ou seja, atuam juntos e um gera influência no outro. Além dessa análise, o Reitor disse que, pela relação de temas e data de lançamento, o Documento de Aparecida é precursor da Laudato Si’.

­­­­­­­­­­­Padre Josafá comparou os temas presentes nos dois documentos, como a perda da biodiversidade, a Amazônia, a questão da água no mundo e o dever da humanidade em preservar o planeta para gerações futuras. O Reitor apresentou necessidade de maior controle e fiscalização da Amazônia, e citou o caso de uma área de floresta, do tamanho correspondente ao estado de Sergipe, ter sido vendida para uma madeireira asiática. Ele destacou ainda a dificuldade de defesa da região pelas autoridades brasileiras.

— É um problema a Amazônia estar longe dos centros de principais decisões do país. A defesa do território, feita pelo Exército, é excelente. Seria muito pior se eles não estivessem lá.

Um dos temas abordados pelo Reitor foi a exploração da Amazônia e suas consequências. Foto: Isabella Lacerda

Outro ponto enfatizado por padre Josafá foi a crítica dos documentos ao processo de mercantilização dos recursos hídricos do planeta. Segundo o Reitor, a água está sendo privatizada e apropriada por empresas, tratada como produto. Ele deu como exemplo os diferentes tipos de marcas de água comercializadas nos mercados do planeta.

— Isso não poderia acontecer, porque a água é um bem comum, de caráter universal. Esse conceito está presente na Constituição brasileira, inclusive — disse.

O Reitor destacou também que a PUC-Rio está na linha da sustentabilidade do mundo e da Igreja. De acordo com ele, a PUC-Rio já apresentou a Laudato Si’ em mais de 60 conferências, entre elas a Conferência do Clima em Paris, em 2015, quando 195 países assinaram um acordo contra o efeito estufa. Padre Josafá relatou que já havia falado diretamente com o Papa Francisco, na Jornada Mundial da Juventude do Rio, em 2013, para que a Igreja voltasse as atenções para a questão ambiental.

— Nenhuma outra Pontifícia Universidade no Brasil divulgou tanto a Laudato Si’ quanto a PUC-Rio. Eu me comprometi diretamente com o Papa Francisco para que isso se consolidasse.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
PUC-Rio sedia Conferência Nacional de CT&I
Evento traz contribuições para encontro no Brasil, em junho
Conferência vai discutir estratégias de inovação
Encontro nacional vai reunir mais de 4 mil pessoas em Brasília, em junho