Nova diretora na Educação
03/05/2018 11:02
Eduardo Diniz

Professora da Universidade há 31 anos, Maria Inês assume o Departamento de Educação em cerimônia realizada na Sala do Conselho

A nova diretora do Departamento, Maria Ines Marcondes de Souza, e o Reitor da Universidade, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. Foto: Gabriela Azevedo 

A professora Maria Inês Marcondes de Souza tomou posse como nova diretora do Departamento de Educação na quinta-feira, 26. Ela ministra aulas no Departamento desde 1977 e já foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. A cerimônia ocorreu na Sala do Conselho Universitário e foi presidida pelo Reitor da Universidade, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J.

Maria Inês é formada em Pedagogia pela PUC-Rio e fez mestrado e doutorado em Educação também na Universidade. Ela faz parte da Associação Nacional de Pós-graduação de Pesquisa em Educação (ANPED), da American Educational Research Association (AERA) e é representante nacional da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT), além de fazer parte do comitê editorial da revista Studying Teacher Education, da Inglaterra. A professora relembrou os desafios que terá no mandato e agradeceu o apoio da Reitoria e dos Vice-Reitores.

— Precisamos perpetuar o nome e excelência da PUC-Rio no universo da pesquisa e da pegada social, como os projetos NOAP e NEAD. O Departamento precisa de uma convivência harmoniosa, e por isso escolhi quatro pessoas de diferentes áreas de lá, para me ajudarem na direção. Além disso, também é preciso inserir o Departamento no Estado e fortalecer os vínculos com as associações de pesquisa. Todos esses projetos têm que ser feitos sempre visando a diversidade e a pluralidade de vivências e pessoas.

Foto: Gabriela Azevedo

Padre Josafá ressaltou o lugar de destaque do Departamento de Educação no âmbito local e nacional. Para os desafios futuros, o Reitor afirmou que é preciso manter a nota máxima do curso de Pedagogia e aumentar as parcerias com outros departamentos da Universidade. Ele ainda frisou a importância do apoio aos trabalhos dos núcleos, como NOAP e NEAD, da continuação dos cursos de extensão e da internacionalização do Departamento.

— O Departamento de Educação é um dos que tem mais cursos de extensão, e isso é fruto da determinação dos dirigentes. Não podemos esquecer que é preciso aumentar a internacionalização, principalmente com Universidades da América Latina, onde ainda temos um déficit. O Departamento conserva as glórias do passado e é igual a árvore de ipê: quanto mais velho e experiente, mais bonito.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
PUC-Rio sedia Conferência Nacional de CT&I
Evento traz contribuições para encontro no Brasil, em junho
Conferência vai discutir estratégias de inovação
Encontro nacional vai reunir mais de 4 mil pessoas em Brasília, em junho