Sugestões para os milhares de visitantes curtirem o Rio olímpico como cariocas
22/07/2016 14:11
Mariana Salles

Mapa interativo preparado pelo Comunicar reúne indicações além dos cartões-postais

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos movimentam não só R$ 7,5 bilhões, entre investimentos e gastos diretos, como os de infraestrutura urbana, e indiretos, como os associados ao consumo de produtos e serviços. Os 34 dias de competições vão impulsionar também uma agenda cultural intensa, compatível ao meio milhão de visitantes que circularão pelo Rio entre o fim de julho e meados de setembro, quando termina a Paralimpíada.

O cardápio turbinado para o período olímpico inclui opções tradicionais reforçadas de novas programações e horários, como o Pão de Açúcar, que incorpora uma microcervejaria e apresentações de jazz e chorinho, e o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), que abrirá diariamente durante os Jogos. O espaço acolhe a exposição O triunfo da cor. O pós-impressionismo, entre outras atrações. A agenda abriga também uma série de alternativas de cultura, entretenimento e gastronomia além dos cartões-postais: programas nem sempre carimbados nos guias turísticos convencionais, mas igualmente emblemáticos da alma carioca.

Comunicar reúne alguns desses passeios históricos, musicais, gastronômicos e ecológicos preferidos dos cariocas. Como o restaurante Os Ximenes, na Lapa, adorado por moradores daquela região central, mas pouco conhecido pelos turistas. O Viaduto de Madureira, outro exemplo, recebe o Baile Charme todos os sábados. Torna-se já um clássico da cena carioca.

Para facilitar a consulta, as sugestões reunidas neste guia informal do Rio estão indicadas no mapa interativo abaixo. Ao se clicar numa indicação, abre-se uma caixa de texto com informações  essenciais, como descrição do programa, horário de funcionamento, endereço, telefone, website. Em alguns casos, há também links de acesso a reportagens afins, produzidas pelas equipes do Comunicar (jornal, TV, rádio). Pode-se também filtrar por tipo de programa: cultura, gastronomia, ecoturismo, samba. Para isso, deve-se clicar na seta logo ao lado do Guia do RJ – Jornal da PUC, e selecionar só a categoria desejada.

Mais Recentes
Fantástico universo dos animes
Influenciados pelos mangás, os desenhos animados japoneses conquistam fãs no Brasil e no mundo  
Reitor da PUC-Rio visita MPRJ
Padre Josafá se encontra com procurador-geral do Ministério Público do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem
Vozes pela educação
Passeata no Centro do Rio reúne cariocas de diversas idades contra a redução de verbas para o ensino público