Resiliência & Ambiente: "O lixo é o retrato da nossa incapacidade de pensar no processo produtivo."
21/10/2016 18:00
Bell Magalhães

Após um ano do desastre na barragem de Fundão, em Mariana (MG), geógrafo faz balanço da tragédia e chefe-executivo do COR aborda a necessidade de resiliência no Rio de Janeiro

Em 2014, 32 barragens apresentavam risco e 27 tinham potencial de dano ambiental e foram classificadas como “não estáveis” pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) de Minas Gerais. Já na avaliação da Agência Nacional de Água (ANA), de 15 mil barragens avaliadas, 14% apresentariam risco e 11%, potencial de dano. A Barragem de Fundão, que se rompeu em novembro de 2015, no distrito de Bento Rodrigues (MG), matando 19 pessoas, e causando prejuízos incalculáveis ao meio ambiente, no maior desastre ambiental da história brasileira, não estava em nenhuma dessas listas. Para o geógrafo Luiz Jardim Wanderley, professor do Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a fragmentação do processo de licenciamento e a falta de aprofundamento dos estudos de risco são os principais desafios na prevenção de acidentes em barragens.

Nesta quinta-feira, 20, o Ministério Público Federal denunciou 22 pessoas, sendo 21 por homicídio qualificado com dolo eventual, ou seja, quando se assume o risco de matar, pelo caso do rompimento de Mariana (MG). Também foram denunciadas as quatro empresas envolvidas no caso: Samarco, Vale, BHP Billiton e Vogbr. O Conselho de Política Ambiental de Minas Gerais (Copam) confirmou terça-feira (19), em última instância, a multa de R$ 112 milhões contra a Samarco, pelos danos causados pelo rompimento.

Integrante do Grupo Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade (PoEMAS), o pesquisador esteve na PUC-Rio na terça-feira, 18, para discutir os principais aspectos econômicos e institucionais do desastre da Samarco, em Mariana (MG), durante o IV Seminário de Logística Humanitária, organizado pelo Lab Hands, laboratório do Departamento de Engenharia Industrial, que realiza pesquisas na área de Gestão de Operações em Desastres e Logística Humanitária.

Ainda segundo o professor, o processo de licenciamento não analisa a rede de barragens, atendo-se somente a uma única mina, o que dificulta a formulação de perigo de catástrofe:

– Isso gera uma diversidade de problemas de controle e de identificação de impactos reais de um empreendimento dessa magnitude.

O pesquisador destacou ainda a importância da gestão de rejeitos na redução dos riscos socioambientais: “As empresas não deveriam dispor de barragens como única opção para depositar os rejeitos”.

Wanderley e seu grupo produziram a pesquisa Desastre da Samarco/Vale/BHP no Vale do Rio Doce: aspectos econômicos, políticos e socioambientais, que sintetiza desde o comportamento da mineradora durante o ciclo de alta do minério, problemas institucionais e a dimensão dos impactos do rompimento da barragem.

O encontro teve também como convidado o chefe executivo de Resiliência e Operações do Centro de Operações Rio (COR), Pedro Junqueira, que como Wanderley abordou a importância de uma boa rede de assistência e mobilização, a respeito da proficiência do COR no período de Olimpíadas e Paralimpíadas.

 Pedro Junqueira está no comando do Centro de Operações do Rio desde 2013. Inaugurado em 2010, o COR funciona como uma rede de integração de aproximadamente 30 órgãos públicos e concessionárias, como o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, a Light e CCR Ponte. A partir de imagens geradas por mais de 1.000 câmeras, é possível monitorar o trânsito, o tempo e demais alterações que a cidade pode sofrer. Ao apresentar o caso das chuvas intensas de abril de 2010 que levaram à morte 79 pessoas, a Prefeitura do Rio de Janeiro comprou um radar meteorológico e mudou a estratégia da Equipe Geo-Rio logo após para que tragédias como essa não voltassem a acontecer. E foi partindo desse ponto que Junqueira explicou a importância da resiliência; palavra que, segundo ele, aprendera no dia do desastre.

Resiliência é o pilar principal do projeto de Legado Operacional Olímpico, que trará para o cotidiano a mesma força integrada entre os órgãos que foi vista nos períodos de Olimpíada e Paralimpíada. A agilidade em lidar de estresses e choques naturais, questões de mobilidade urbana e outros imprevistos e um bom treinamento do órgão público são as principais heranças que o COR quer levar do período olímpico. Isso já se reflete nos aplicativos usados nessa ocasião que agora são partes integrantes: Primus e S4C, softwares de gestão de gerenciamento. Junqueira disse na palestra que o Centro de Operações buscou também uma resiliência sobre o meio-ambiente, principalmente relativa à redução na emissão de gás carbônico e a produção de resíduos:

– Não basta a gente querer reciclar o papel e o papelão. Isso já se tornou uma commodity pensar em fazer isso. É importante que a indústria faça o processo produtivo já pensando no consumo. O lixo é o retrato da nossa incapacidade de pensar no processo produtivo. – afirmou Pedro Junqueira.

Leia também:

Especialista em direito ambiental alerta para risco de retrocessos na legislação dez meses após desastre de Mariana

Tragédia de Mariana: romaria tenta reencontrar, nos escombros, a vida dizimada pelo barro

 

Mais Recentes
Pecuária com benefícios ambientais
Fazenda de ex-aluno da PUC-Rio é reconhecida internacionalmente como uma solução sustentável para a criação de gado
A sustentabilidade na pandemia e no progresso humano
Palestrantes discutem os diferentes impactos da degradação ambiental durante e após a pandemia
Ecologia integral em um mundo fragmentado
Na abertura da Semana de Meio Ambiente, palestrantes analisam os cinco anos da encíclica Laudato Si'