Cadu Barcellos projeta expansão do audiovisual no espaço comunitário
03/05/2017 18:15
Giulia Vertematti

Um dos diretores de 5 x favela, agora por nós mesmos aponta, em palestra na PUC-Rio, caminhos para o crescimento de produções independentes alinhadas a causas sociais.

O audiovisual comunitário vai “levantar suas bandeiras” para dar voz e maior visibilidade às reivindicações dos moradores das comunidades. Tal caminho pelo jovem cineasta Cadu Barcellos, destacado na Proximidades e Possibilidades – Diálogos sobre Mídia Local, na PUC-Rio, , o caminho se fortalece com as novas tecnologias digitais e com ascensão audiovisual nas áreas pobres. Assim indica, por exemplo, a participação de Cadu e de outros quatro diretores provenientes de comunidades no filme 5 x favela – Agora por nós mesmos (2010), produzido por Cacá Diegues e Renata de Almeida Magalhães. 

A procura maciça por vídeos na internet, sobretudo nas plataformas móveis, tende a aumentar o investimento em produções do gênero, o que amplia a janela para jovens empreendedores no campo audioviual, observa Cadu. Ainda de acordo com o cineasta de 29 anos, que assina o episódio Deixa voar do longa de 2010, as comunidades reforçam esta onda, com a ajuda de coletivos, ONGs e articulações com centros de ensino e pesquisa (como o curso de Cinema, Criação e Pensamento, promovido pelo Núcleo de Comunicação Comunitária da PUC-Rio).

Envolvido com arte desde os 13 anos, o morador da Maré logo pegou o bonde da expansão do audiovisual comunitário para desenvolver seus projetos sociais na comunidade. Embora sonhe com o sucesso comercial, Cadu Barcellos, um dos diretores também de 5 x Pacificação (2012), outra parceria com Cacá, ressalta a importância social das produções audiovisuais: dão voz à favela. "Além disso, aqui na Maré, promovem o encontro de moradores de diversas partes, para que levantam suas bandeiras, ou seja, reivindiquem o que ainda está deixando a desejar", destaca. Para ele, o avanço do audiovisual no conjunto de favelas da Zona Norte carioca foi beneficiado também pela inauguração, em 2006, do Museu da Maré, "que conta a história de aproximadamente 130 mil pessoas":

– Ter um lugar onde a nossa história pode ser contada possibilita aos moradores da Maré ganharem voz, e o audiovisual representa essas vozes. O que impacta o morador da periferia é se enxergar naquelas imagens.

Apesar do reconhecimento internacional e da expansão do audiovisual comunitário, Barcellos considera ainda "muito difícil" a valorização no Brasil. Ele lembra que, só depois de 5 x favela – Agora por nós mesmos ter sido escolhido para a seleção oficial do Festival de Cannes de 2010, o "trabalho foi reconhecido e respeitado em território nacional". O cineasta admite, porém, que o progresso na carreira exige um estudo permanente:

– Gerar conteúdo, como vídeo, filme, é tão importante quanto estudar para isso. Uma coisa não exclui a outra, pelo contrário.

Cadu Barcellos em palestra sobre audiovisual comunitário. Foto: Matheus Aguiar

O apelo cooperativo das produções de vídeo descentralizada, que cresce também nas mídias tradicionais, é igualmente destacado pelo jovem diretor como um vetor de representação social. Assim indica, por exemplo, o canal independente e colaborato feito por moradores da Maré. "Eles (os moradores) participam ativamente da circulação de informações e veem o canal como o lugar onde as vozes são ouvidas e valorizadas”, observa. Ele ressalta, ainda, o relevo de iniciativas como a produtora Na Favela, “braço direito do audiovisual do Maré Vive”, que organiza festivais de música e de filmes.

Os próximos passos dos canais, adianta Cadu Barcellos, é a transformação em produtoras efetivas, formalizadas, para se fortalecerem como protagonistas do audiovisual comunitário. Também produtor de cursos de audiovisual para a internet em ONGs do Rio, ele conta que pretende se engajar em programas educativos para jovens carentes.

Mais Recentes
Uma locadora em tempos de streaming
Com mais de 25 mil filmes e atendimento único, estabelecimento em Copacabana é um pedacinho da memória da cultura audiovisual do Rio de Janeiro
Valorização do cinema universitário na pandemia
Alunos da PUC-Rio participam da Mostra Outro Rio, uma exposição de curtas-metragens produzidos no Rio de Janeiro
Dez anos sem ele
Durante a vida, José Saramago criou um estilo próprio de escrita, de inovação na sintática e na pontuação