Estratégias por um mundo plural
13/09/2018 19:18
Lethici Amâncio

Sediada pela PUC-Rio, quinta edição do ICLARS discute diversidade por meio do Direito e da Religião

A Conferência recebeu participantes de universidades de diferentes partes do mundo. Foto: JP Araújo.

Aos olhares de representantes de diversas universidades do mundo, o Vice-Reitor da PUC-Rio, padre Álvaro Mendonça Pimentel S.J., e o fundador do International Consortium of Law and Religion Studies (ICLARS), professor Silvio Ferrari, abriram a quinta edição da Conferência ICLARS. A cerimônia, realizada na quarta-feira, 12, contou também com a participação do diretor do Departamento de Direito, professor Francisco de Guimaraens, o Decano de Ciências Sociais, professor Luiz Roberto Cunha, e a presidente do ICLARS, María Celis Brunet. A mesa foi mediada pelo Coordenador de Núcleo de Estudos Constitucionais, e organizador desta edição, professor Fábio Leite, do Departamento de Direito.

Com a introdução do tema da edição Vivendo juntos na Diversidade: Estratégias do Direito e da Religião, o professor Fábio Leite abriu o encontro e afirmou estar confiante com o resultado dos próximos debates. Leite comentou sobre a honra de sediar a conferência, que já foi realizada em instituições como a Universidade de Oxford e a de Milão. Pare ele, a discussão sobre diversidade que o tema promove é extremamente importante no momento atual do país.

Após parabenizar os organizadores, o Vice-Reitor padre Álvaro Mendonça Pimentel S.J. ressaltou que a proposta desta edição não é só extremamente atual, mas também de importância fundamental tanto para o futuro da nossa sociedade quanto para o aumento da pluralidade no mundo.

– Eu fiquei muito satisfeito em notar no programa da conferência a afirmação da liberdade religiosa e na crença em valores. O desafio é planejar estratégias legais e institucionais em busca de um sistema pacífico entre valores, religião e crenças. Eu acredito que diferentes tradições religiosas podem contribuir para a promoção de uma maior humanização das pessoas.

O Vice-Reitor padre Álvaro Mendonça Pimente S.J. discurou palavras alegres e gratas pela escolha da Universidade como sede da edição. Foto: JP Araújo.

O professor Francisco Guimaraens ressaltou a importância, no momento atual do Brasil, de discutir a questão dos direitos humanos. Além dele, a professora da Pontifícia Universidade Católica do Chile e presidente do ICLARS, Ana María Celis Brunet, também destacou a situação do país como uma oportunidade para se refletir sobre diversidade, e de como os pesquisadores podem aprender no ambiente universitário brasileiro.

O fundador do ICLARS e professor da Universidade de Milão Silvio Ferrari agradeceu a hospitalidade e comentou sobre a beleza do campus. Ele afirmou acreditar na contribuição da escolha do tema para resolver um problema que, para ele, é um dos mais importantes do mundo atual: a vivência em uma comunidade diversa.

– Nós somos advogados, então nossa contribuição tem o significado de prevenir o rompimento da ordem. Devemos encorajar os cidadãos a viver de acordo com a legislação de cada país, mas essa abordagem não impede de se viver na diversidade.  

O fundador do ICLARS professor Silvio Ferrari compareceu a abertura e discutiu a importância da discussão do tema. Foto: JP Araújo.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
PUC-Rio sedia Conferência Nacional de CT&I
Evento traz contribuições para encontro no Brasil, em junho
Conferência vai discutir estratégias de inovação
Encontro nacional vai reunir mais de 4 mil pessoas em Brasília, em junho