Exposição germinada em Buenos Aires combina diversos sotaques
25/07/2016 16:57
Mariana Salles

Variedade de técnicas e estilos é a marca das 20 telas da carioca Bruna Pastorini que inauguram espaço cultural em Copacabana

Tela de Bruna Pastorini. Foto: Divulgação/Bruna Pastorini

Do cantor canadense Justin Bieber à brasileira Anitta e ao humorístico Porta dos Fundos, fenômenos de audiência impulsionados pelo YouTube e pelas mídias sociais, é crescente o volume de músicos e artistas cujas carreiras decolam na internet. Mas não é raro o caminho inverso. Caso, inclusive, da Porta dos Fundos. Assim faz também a artista plástica Bruna Pastorini. Depois de frequentar exclusivamente as vitrines da web, as peças desta carioca de 20 anos, publicitária de formação, inauguram, na próxima quarta (27), o espaço cultural Manifesto, em Copacabana.

As 20 telas da exposição Descobertas resultam da incursão de Bruna pelo ateliê da argentina Alicia Candiani, que representou o país vizinho na Bienal de Artes de Pequim, em 2010. Premiada na Bienal de Porto Rico, em 2001, e na Trienal de gravuras do Egito, em 2003, Alicia é a fundadora do Proyecto Ace, um programa que propicia a troca entre artistas locais e internacionais por meio de oficinas, discussões e exibições.

Ao participar deste mergulho em Buenos Aires, Bruna dialogou com diversas técnicas e tendências, refletidas na exposição de Copacabana. As peças combinam nanquim, aquarela, colagem e até lápis de cor. "A mistura de materiais e estilos propiciam a descoberta artística. Daí o nome da exposição", explica Bruna. Ela acrescenta:

- Este processo de descoberta fica claro no trabalho exposto. No processo de residência artística, descobri e desenvolvi diferentes caminhos criativos, que convergem para as telas da mostra.

A mostra Descobertas fica até 27 de setembro no espaço cultural Manifesto (Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 22). A entrada é gratuita. 

Mais Recentes
Uma locadora em tempos de streaming
Com mais de 25 mil filmes e atendimento único, estabelecimento em Copacabana é um pedacinho da memória da cultura audiovisual do Rio de Janeiro
Valorização do cinema universitário na pandemia
Alunos da PUC-Rio participam da Mostra Outro Rio, uma exposição de curtas-metragens produzidos no Rio de Janeiro
Dez anos sem ele
Durante a vida, José Saramago criou um estilo próprio de escrita, de inovação na sintática e na pontuação