Roberto Ierusalimschy toma posse como professor titular
20/10/2023 15:07
João Lustosa

Principal desenvolvedor da Linguagem Lua faz Aula Magistral na PUC-Rio

Professor Roberto Ierusalimschy falou sobre a linguagem Lua em sua Aula Magistral. Foto: Caio Matheus

O professor Roberto Ierusalimschy, do Departamento de Informática, tomou posse como professor titular da PUC-Rio no dia 17 de outubro. Na Aula Magistral, Ierusalimschy falou sobre “Os 30 anos de Lua” e a história da linguagem de programação, da qual ele é o principal desenvolvedor. A sessão solene encerrou o Lua Workshop 2023, com profissionais que tiveram papel fundamental na trajetória do projeto.

Lua foi criada por Ierusalimschy, Waldemar Celes e Luiz Henrique de Figueiredo no Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico da PUC-Rio, por meio de uma parceria com a Petrobras. A linguagem é mundialmente conhecida e está presente em jogos como Angry Birds, Roblox e World of Warcraft, e programas como o Adobe Lightroom. O agora professor titular tem sua vida acadêmica e profissional totalmente vinculada à PUC-Rio. No Departamento de Informática, ele atua na área de Linguagens de Programação e também coordena o laboratório acadêmico LabLua.

Na abertura da sessão solene, o Pe. Anderson Pedroso ressaltou a importância da pesquisa para a PUC-Rio e como isso ajuda a mostrar como o Brasil é uma potência do ponto de vista intelectual. Além disso, ele citou também como a Universidade é um lugar para se pensar e melhorar o país.

— Tudo que nós podemos dizer de belo e que eleva o nome da PUC-Rio, passa pela história de pessoas como a do professor Roberto. Toda vez que alguém recebe um título de uma Universidade, ela também é honrada ao concedê-lo, quando nós fazemos isso, reafirmamos a nossa identidade. É uma casa da ciência, mas uma ciência voltada para o ser humano. A pesquisa é o que caracteriza a história da PUC recente e certamente vai ajudá-la a enfrentar os desafios do futuro.

A cerimônia foi presidida pelo Reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., e pela professora Marley Vellasco, Vice-Reitora para Assuntos Acadêmicos. Foto: Caio Matheus

Em sua Aula Magistral, Roberto Ierusalimschy falou sobre a trajetória da linguagem, que rendeu a ele e os outros criadores a Medalha Pedro Ernesto em 2022.  Ierusalimschy explicou o motivo pelo qual ele escolheu falar sobre Lua em sua aula, e como trabalhar com uma linguagem de programação possibilitou que tivesse sucesso no mundo acadêmico.

— Quando entrei na graduação, comecei a fazer iniciação científica com o professor Luiz Carlos Scavarda. Na época, ele fez uma espécie de previsão de que eu não seria muito bom na vida acadêmica, que era muito inteligente para ficar trabalhando no mesmo tema por muito tempo. Mas não era inteligente o suficiente para fazer algo significativo em tão pouco tempo. Então a linguagem de programação foi uma solução para isso, porque é uma área que toca praticamente tudo em computação. Serviu como uma maneira de encaixar tudo isso em uma coisa um pouco mais significativa.

Durante a Aula Magistral, o professor contou como Lua passou por várias mudanças ao longo desses 30 anos de existência e 52 versões implementadas. Não havia interesse acadêmico por trás da criação, mas a intenção era desenvolver uma linguagem verdadeira e simples. Ele explicou como a linguagem se transformou, o que permitiu que ela fizesse sucesso no mundo dos jogos.

— Na época, a gente tinha essa ideia da coisa mais simples possível que pudesse funcionar, não tinha nenhum interesse acadêmico. Realmente precisava da linguagem para entregar os programas para Petrobras, mas queria uma linguagem minimamente verdadeira. Mesmo nessa primeira versão inicial, alguns conceitos  fundamentais para o sucesso posterior já existiam. Até o nome Lua, depois a gente reinterpretou com a ideia de um satélite, que você pode acoplar em outros programas.

No encontro, estiveram presentes Vice-reitores, Decanos, professores e alunos da PUC-Rio. Foto: Caio Matheus

Uma trajetória de sucesso

O professor  Roberto Ierusalimschy tem graduação (1978-1982), mestrado (1983-1985) e doutorado (1986-1990) em Informática pela PUC-Rio. É professor do Departamento de Informática da PUC-Rio desde 1986. Fez pós-doutorado na Universidade de Waterloo, no Canadá, pesquisador visitante na Universidade de Berkeley e Tinker Visiting Professor na Universidade de Stanford. Foi agraciado com o prêmio Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação. Um de seus trabalhos sobre Lua, publicado na ACM Communication em 2018, superou 85.000 downloads. Os livros foram traduzidos para o inglês, alemão, coreano, chinês e japonês.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Discriminação algorítmica, efeito das IAs
Etarismo, racismo e homofobia são pautas no desenvolvimento de novas tecnologias digitais.
PUC-Rio sedia Conferência Nacional de CT&I
Evento traz contribuições para encontro no Brasil, em junho