CNBB anuncia tema "Fraternidade e Ecologia Integral" para 2025
03/05/2024 18:10
Lorena Paiva

O comunicado foi feito durante evento sobre a CF deste ano

Secretário-executivo do Setor de Campanhas da CNBB, Pe. Jean Poul Hansen fez o anúncio da Campanha da Fraternidade de 2025 (Foto: Matheus Santos)

O Auditório Padre Anchieta sediou no dia 30 de abril um encontro para discutir “Fraternidade e Amizade Social”, tema da Campanha da Fraternidade deste ano, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 2024, a CF completa seis décadas. Durante a reunião, o Secretário-executivo do Setor de Campanhas da CNBB, Pe. Jean Poul Hansen, anunciou o tema de 2025: “Fraternidade e Ecologia Integral”. A escolha está em consonância com os dez anos da encíclica Laudato si', do Papa Francisco, que convoca à ação global para enfrentar a degradação ambiental e as mudanças climáticas.

A CNBB propõe uma abordagem baseada na reflexão da ecologia e nos impactos gerados pela ação humana no meio ambiente. O lema do ano que vem será “Deus viu que tudo era muito bom” (Gênesis 1:31). A proposta é trabalhar em âmbito nacional e debater sobre o desafio mundial: “Vamos fazer uma bonita Campanha da Fraternidade, para comemorar os 10 anos da carta encíclica do Papa Francisco, a primeira da história da Igreja expressamente sobre a ecologia integral”, revelou Pe. Jean Poul Hansen.

PUC-Rio e CNBB refletiram sobre o pensamento fraterno entre os seres humanos (Foto: Matheus Santos)

A CF de 2024 busca fomentar o pensamento fraterno entre os seres humanos, visando uma mudança pessoal e comunitária. Esses valores e princípios estão intrinsecamente conectados com a missão da PUC-Rio, como afirmou o Reitor Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J., uma vez que ambas têm como objetivo construir uma sociedade mais justa e igualitária. “Nosso propósito é fazer com que as pessoas experimentem algo que a gente chama de ‘um caminho educativo’. Tem que ser um lugar educador e, para ser educador, tem que ser acolhedor. É sempre bom lembrar a vocação da Universidade, que é uma pequena cidade que nos ensina a ser cidadãos”, reforçou.

Durante o evento, o assessor de Comunicação da PUC-Rio e da CNBB, Pe. Arnaldo Rodrigues, lembrou os 60 anos de atividades da Campanha da Fraternidade, em âmbito nacional, e os princípios dessa ação: “Foi uma iniciativa que começou em Nísia Floresta (RN), com o Dom Eugênio de Araújo Sales, e depois se tornou nacional com Dom Hélder Câmara. A Campanha da Fraternidade é uma ação da Igreja Católica que visa refletir sobre aspectos sociais das necessidades do mundo”, afirmou Pe. Arnaldo.

O diretor do Departamento de Teologia, Pe. Waldecir Gonzaga, encerrou, com uma oração, a cerimônia, que contou com a participação de alunos e funcionários do Núcleo de Estudo e Ação Mundo da Juventude (NEAM PUC-Rio), grupo que tem como objetivo potencializar jovens e adolescentes de baixa renda.

Mais Recentes
Os vários papéis da polícia no Mundo Atlântico
Encontros da História da PUC-Rio reuniram palestrantes da Itália, México e Brasil
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Luz, câmera, renovação
Estúdios de gravação de televisão e rádio reabrem após reforma