Diferentes formas de construir emoções
15/03/2019 18:46
Paula Veiga

David Le Breton ministra palestra em que analisa como a divergência cultural influencia a percepção do mundo

Alunos e membros do corpo docente lotam auditório. Foto: Amanda Dutra 

 

A construção das emoções a partir das lógicas sociais e culturais foi tema da palestra, realizada na terça-feira, 13, do psicólogo, sociólogo, antropólogo e professor na Universidade de Estrasburgo David Le Breton. Durante a aula, intitulada Antropologia das Emoções, o pensador francês discutiu a relação de afetividade com a vida, e como ela está sendo aplicada em cada momento.

 

De acordo com o professor, as emoções são construídas de formas diferentes, dependendo do lugar de origem. Ele assinalou que cada sociedade formará os cidadãos com um repertório de significados que interioriza as próprias convicções e signos culturais. Segundo Le Breton, ao se interpretar fatos, erros podem ocorrer se o indivíduo não levar em consideração a divergência cultural na forma de se perceber o mundo.

 

- Para uma emoção ser interpretada, ela deve fazer parte do repertório do segu grupo. As pessoas nunca teriam se apaixonado se nunca tivessem ouvido falar de amor

 

Assim como a forma das emoções são diferentes de acordo com a sociedade, o antropólogo explicou que o mesmo acontece com as línguas: emoções não se traduzem. Segundo ele, cada sociedade tem uma cultura afetiva própria dentro da língua. Le Breton comentou que o português do Brasil não expressa as mesmas emoções que o português de outros países.

 

- A palavra saudade, em países de língua portuguesas, se distingue em pronúncia e conteúdo. A expressão do sentimento é uma representação que varia de acordo com o público.

 

Palestra ocorreu no auditório do RDC. Foto: Amanda Dutra 

O teatro, também uma área de estudo do autor, foi abordado durante a palestra.  Ele descreveu o ator como um “atleta efetivo”, alguém com um talento que molda sentimentos. De acordo com o antropólogo, a sociologia do corpo não apresenta segredos para o ator.

 

- A cena do teatro é um laboratório cultural. O ator não se confunde com o personagem, se promove uma ilusão. Institui no público uma crença em seu papel.

 

Após terminar a sua exposição, o professor respondeu perguntas dos presentes no encontro. Assuntos como interpretação de doenças, distinção entre afeto e experiência, manipulação política das emoções foram alguns dos assuntos abordados pela plateia.  Ao terminar de responder as perguntas, o professor foi rodeado por alunos da PUC-Rio para autografar exemplares de livros seus.

 

Quem é David Le Breton

 

Nascido em 1953 na França, David Le Breton é autor de diversas obras que foram traduzidas para diferentes línguas. A sociologia do corpo, Adeus ao corpo e As paixões ordinárias foram alguns dos títulos publicados no Brasil. Filho de operário e de uma dona de casa, o francês veio a primeira vez ao país quando tinha 23 anos para conhecer a Amazônia.

 

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro