Serviço Social sob nova direção
15/03/2019 18:56
Editor Chefe

Professora Inez Teresinha Stampa assume departamento e promete qualidade do projeto acadêmico

A professora Inez Terezinha Stampa e o Reitor padre Josafá. Foto: Maloni
 

A professora Inez Terezinha Stampa tomou posse no dia 14 como nova diretora do Departamento de Serviço Social, em substituição à professora Andréia Clapp, que ocupou o cargo nos últimos quatro anos. Na cerimônia, Inez prometeu zelar pela proteção e qualidade do projeto acadêmico do Departamento e implementar um novo currículo para o curso de graduação.

A cerimônia de posse foi presidida pelo Reitor da Universidade, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., e a mesa foi composta pelo Vice-Reitor, padre Álvaro Mendonça Pimentel, S.J., pelo Vice-Reitor Acadêmico, professor José Ricardo Bergman, Vice-Reitor Administrativo, professor Luiz Carlos Scavarda, Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, e o Decano do Centro de Ciências Sociais (CCS), professor Luiz Roberto Cunha.

Inez comentou ser uma dupla honra ocupar a direção do Serviço Social. E lembrou que realizou os estudos de graduação e pós-graduação na PUC-Rio onde, posteriormente, passou a fazer parte do corpo docente da instituição. A nova diretora do departamento disse que pretende buscar caminhos que contribuam para transformar a sociedade.

- Alternativas que possam contribuir para modificar as profundas desigualdades existentes na sociedade brasileira, mas que sejam alternativas éticas, coerentes e humanizadoras. Isso pode ser uma importante contribuição do Departamento, para se formar um olhar da Universidade sobre a questão social, que não seja uma leitura mercantilista e pouco interdisciplinar.

A nova diretora do Serviço Social ressaltou que os s assistentes sociais podem ser uma importante fonte de informação sobre situações de violação de direitos humanos. Inez mencionou uma fala do antropólogo Darcy Ribeiro:  “Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar” E nós não devemos nos resignar”.

A professora Andréia Clapp agradeceu à família, ao Reitor e Vice-Reitores, professores, alunos e funcionários que a auxiliaram nos quatro anos de gestão.  Andréia fez questão também de citar outras diretoras do departamento. A professora aproveitou a data para lembrar a atuação de outros colaboradores do Departamento, entre eles a ex-aluna Marielle Franco, cuja morte completou um ano no dia da cerimônia de posse.

- Já são muitos e muitas Marielles, parceiros e parceiras que, ao longo dos anos, têm participado ativamente da implementação e consolidação do projeto político e pedagógico do Departamento.

Andréia fez ainda um resumo das atividades desenvolvidas nos últimos quatro anos que, segundo ela, contribuíram para uma “expressiva” ampliação dos cursos de doutorado. Ela também lembrou do engajamento da equipe do departamento em diversos projetos como pré-vestibulares comunitários, movimentos de mulheres, de negros e organização de catadores de materiais recicláveis.

Com graduação em Ciências Sociais e em Serviço Social, Inez é doutora em Serviço Social pela PUC-Rio e pós-doutora pela UFRJ em Ciências Humanas. Ela é Professora do Departamento de Serviço Social desde 2008, e é pesquisadora na área de serviço social, trabalho e políticas públicas, com atuação, principalmente, na área de trabalho, serviço social, memória social, políticas públicas e direito à memória e à verdade.

A professora é membro da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET), do Opening the Archives: Documenting US-Brazil Relations, 1960-80s (Brown University, USA) e da Comissão de Altos Estudos do Centro de Referências das Lutas Políticas no Brasil - Memórias Reveladas. A nova diretora também é coordenadora Adjunta da Área de Serviço Social na CAPES (quadriênio 2018-2021). Informações do Lattes.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro