Nicolau Saldanha assume Departamento de Matemática
18/03/2019 16:41
Vinícius Nóbrega

Especialista em análise e equações diferenciais, professor completa 30 anos de docência na Universidade

O professor Nicolau Corçao Saldanha. o Reitor Padre Josafá e o antigo diretor do Departamento, Marcos Craizer. Foto: Larissa Gomes

O professor Nicolau Corção Saldanha tomou posse do cargo de diretor do Departamento de Matemática na manhã na quarta-feira, 13. A cerimônia ocorreu na Sala do Conselho Universitário e foi presidida pelo Reitor da Universidade, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. O novo diretor faz parte do quadro de professores da PUC desde 1989.

Com graduação e mestrado pela PUC-Rio, Saldanha foi doutorando na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, e pós-doutorando na École Normale Supérieure de Lyon, na França. Saldanha, que estuda análise eequações diferenciais, combinatória e topologia, já foi premiado com a medalha de ouro na IMO – Olimpíada Internacional de Matemática. No discurso de posse, o professor destacou a nota máxima alcançada pelo Departamento de Matemática na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mas ressaltou a necessidade de se investir sempre mais na qualidade acadêmica do departamento.

— Na última avaliação da CAPES nós conseguimos a nota máxima, mas isso é apenas uma motivação a mais para continuarmos buscando melhoras dentro do departamento. Mas não é apenas aumentar o nível, também queremos ajudar os alunos que precisam, que sentem dificuldades.

O Reitor ressaltou a necessidade de ser criativo e buscar alternativas inovadoras em tempos de crise. Padre Josafá também enfatizou o serviço solidário prestado pelo Departamento de Matemática à toda comunidade. Segundo ele, a excelência e a solidariedade andam juntas no departamento e que, apesar do quadro reduzido de professores, há uma produtividade muito grande. O Reitor destacou três pontos necessários para ajudar a Universidade: interdisciplinaridade, internacionalização e o pertencimento institucional.

— Tem que haver determinação para enfrentar os desafios internos e externos, sobretudo nesse momento em que a Universidade exige de todos nós uma sabedoria e criatividade para superar esses desafios atuais, sejam eles de ordem econômica, ou na redução de alunos que tivemos no último ano. Mas sei que juntos vamos romper essas barreiras e caminhar

O professor Marcos Craizer, que deixou o cargo de diretor do Departamento de Matemática, agradeceu o apoio recebido por funcionários e docentes ao longo de seu mandato. Ele também falou sobre a renovação e internacionalização do núcleo.

- Hoje temos um departamento muito internacionalizado, com mais da metade do quadro principal composto por professores estrangeiros. A qualidade dessa renovação é indiscutível, como atesta o conceito 7 obtido na CAPES.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro