O lugar da geografia na sociedade contemporânea
17/04/2019 10:06
Leticia Messias e Nathalie Hanna Georges

Professor Herculano Cachinho, da Universidade de Lisboa, fez a abertura do II Encontro da Licenciatura em Geografia  

O professor Herculano Cachinho abriu o encontro. Foto: Maloni Cuerci

Mudanças climáticas, globalização e desigualdades são um conjunto de problemas inescapáveis aos geógrafos na atualidade. A afirmação é do diretor do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade de Lisboa, professor Herculano Cachinho, que proferiu a palestra de abertura do II Encontro da Licenciatura em Geografia, no dia 4 de abril. Durante a conferência, intitulada Os desafios da formação e educação geográfica na sociedade contemporânea, Cachinho observou que é necessário refletir por que a disciplina tem tido pouco espaço e interesse nos últimos anos.

Especialista em formação de professores e educação geográfica, o professor ressaltou as mudanças no modo de trabalho. Segundo ele, 45% dos postos de trabalho existentes atualmente vão desaparecer e 70% dos empregos que os jovens têm serão modificados pela tecnologia.

Cachinho citou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), composta por 35 países, cujo objetivo é promover padrões que se correlacionem em diversos temas, tanto econômicos, comerciais, como sociais e ambientais. Ele ainda destacou possíveis medidas para enfrentar estas questões até 2030.

– A ideia é formar indivíduos autônomos, responsáveis e inovadores. Colocar nos alunos a ideia de que uma aula é sempre uma porta de embarque para o mundo seguinte. Como professores, devemos refletir se os caminhos que trilhamos até agora vão de encontro com o ideal da OCDE. Além disso, pensar se as pessoas estão se formando para ensinar geografia ou educar geograficamente. Nesse sentido, a proposta é analisar os três desafios para a geografia fazer a diferença.

II Encontro da Licenciatura em Geografia no Auditório Padre Anchieta. Foto: Maloni Cuerci

 O palestrante apresentou os conceitos de aprendizagens significativas, powerful knowledge e conceitos liminares que, segundo ele, estão ligados e devem promover um conhecimento efetivo.  O foco desses termos, explicou, está no caráter transitório das situações humanas. O primeiro refere-se ao que as pessoas levam para a vida, enquanto o powerful knowledge é o conhecimento para fazer a diferença. E os conceitos liminares estão em transição e atuam em conjunto para a eficácia dessa correspondência.

 - Temos uma porta e, passando por ela, alcançamos um mundo novo. Ou seja, ao dominar um conhecimento, saímos das trevas e vamos para a luz. Transição de um lado para o outro. E esses conceitos têm um conjunto de tributos.

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