Marcelo Gleiser recebe Prêmio Templeton
30/05/2019 18:14
Beatriz Puente

Ex-aluno da PUC-Rio foi agraciado com comenda que já foi concedida a personalidades como Dalai Lama e Madre Teresa de Calcutá

Marcelo Gleiser. Foto: Thaiane Vieira - Foto do Acervo Comunicar

Ex-aluno do Departamento de Física, Marcelo Gleiser, de 60 anos, recebeu o Prêmio Templeton deste ano. Considerada o Nobel da espiritualidade, a condecoração é destinada a profissionais com “contribuições excepcionais”. O brasileiro é o primeiro latino-americano a ganhar o prêmio, que foi entregue no dia 29 de maio. Dalai Lama (2012), Madre Teresa de Calcutá (1973) e o Arcebispo Desmond Tutu (2013) foram algumas das personalidades agraciadas com o “Nobel” da espiritualidade.  

De acordo com a Fundação Templeton, as pessoas que recebem esta homenagem contribuem para “a afirmação da dimensão espiritual da vida, seja por meio de insights, descobertas ou obras práticas”. Gleiser é professor de física e astronomia na Darthmouth College, em New Hampshire, nos Estados Unidos. Ele receberá 1,1 milhão de libras esterlinas  - o equivalente a R$ 5 milhões.

Gleiser esteve na PUC-Rio em agosto de 2018 para ministrar uma palestra, na qual abordou um assunto cada vez mais presente no debate científico atual, a Inteligência Artificial. Durante a conferência, o físico e astrônomo provocou a plateia a pensar se, há longo prazo, o ser humano vai ser dominado pelas criaturas criadas pelo homem.  

 

Mais Recentes
Novo diretor no Departamento de Geografia e Meio Ambiente
Aluno desde 1999 e professor da Universidade há oito anos, Alexandre Solórzano assume cargo em cerimônia na Sala do Conselho
Aprender sobre o mundo e descobrir o que é possível fazer de diferente
No Meu Primeiro Dia na PUC, professores apresentam a Universidade para os calouros de 2019.2
Cozinha, resfria, esquenta e serve
O cotidiano nos bastidores do restaurante mais frequentado da PUC-Rio, o Bandejão