Marcelo Gleiser recebe Prêmio Templeton
30/05/2019 18:14
Beatriz Puente

Ex-aluno da PUC-Rio foi agraciado com comenda que já foi concedida a personalidades como Dalai Lama e Madre Teresa de Calcutá

Marcelo Gleiser. Foto: Thaiane Vieira - Foto do Acervo Comunicar

Ex-aluno do Departamento de Física, Marcelo Gleiser, de 60 anos, recebeu o Prêmio Templeton deste ano. Considerada o Nobel da espiritualidade, a condecoração é destinada a profissionais com “contribuições excepcionais”. O brasileiro é o primeiro latino-americano a ganhar o prêmio, que foi entregue no dia 29 de maio. Dalai Lama (2012), Madre Teresa de Calcutá (1973) e o Arcebispo Desmond Tutu (2013) foram algumas das personalidades agraciadas com o “Nobel” da espiritualidade.  

De acordo com a Fundação Templeton, as pessoas que recebem esta homenagem contribuem para “a afirmação da dimensão espiritual da vida, seja por meio de insights, descobertas ou obras práticas”. Gleiser é professor de física e astronomia na Darthmouth College, em New Hampshire, nos Estados Unidos. Ele receberá 1,1 milhão de libras esterlinas  - o equivalente a R$ 5 milhões.

Gleiser esteve na PUC-Rio em agosto de 2018 para ministrar uma palestra, na qual abordou um assunto cada vez mais presente no debate científico atual, a Inteligência Artificial. Durante a conferência, o físico e astrônomo provocou a plateia a pensar se, há longo prazo, o ser humano vai ser dominado pelas criaturas criadas pelo homem.  

 

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
PUC-Rio sedia Conferência Nacional de CT&I
Evento traz contribuições para encontro no Brasil, em junho
Conferência vai discutir estratégias de inovação
Encontro nacional vai reunir mais de 4 mil pessoas em Brasília, em junho