Integrar disciplinas e multiplicar conhecimentos
25/10/2019 16:34
Gustavo Magalhes

Professor Joel Vieira explica os Projetos Integrados, metodologia de ensino aplicada no Departamento de Engenharia Civil e criada por ele

O professor do Departamendo de Engenharia Civil Joel Vieira. Foto: Amanda Dutra.

No V Seminrio de Prticas Inovadoras no Ensino Superior, realizado na tera-feira, 22, o professor Joel Vieira, do Departamento de Engenharia Civil, apresentou os Projetos Integrados. A metodologia de ensino criada pelo pesquisador consiste na elaborao de um projeto, um edifcio de cinco andares que ser planejado pelo aluno ao longo de toda a formao. Para isso, o estudante usar da formao adquirida no curso para conectar o aprendizado nas disciplinas com as prticas exigidas por elas.

De acordo com o engenheiro, a aproximao da Universidade com o mercado de trabalho o maior trunfo da ideia e cerca de 340 alunos j recebem orientaes dos professores. O mtodo foi idealizado no segundo semestre do ano passado e, no momento atual, ele est presente em 15 disciplinas no ciclo profissional do curso de Engenharia Civil.

Segundo Joel Vieira, o aluno inserido nos Projetos Integrados se sente mais confortvel ao longo do curso, porque nutre afeto por aquilo que desenvolve e se esfora para mant-lo bom ao passar das disciplinas.  uma ferramenta que pode ser adaptada para diferentes segmentos acadmicos, sociais e industriais, esclareceu o professor. 

— A colaborao dos professores foi algo natural, porque ningum mudou a rotina e, no fim do processo, os participantes das disciplinas interagem em um projeto detalhado. Dessa forma, todos trabalham com foco na sua rea de especialidade, e o aluno virou o centro do curso. Ele carregar aquele projeto o tempo todo e adquirir um senso de responsabilidade pelo que criou. 

Para fundamentar a metodologia, o professor trabalhou em conjunto a outros integrantes do Departamento de Engenharia Civil. Eles observaram o que as disciplinas da grade curricular poderiam gerar de positivo para um projeto de edificao desenvolvido pelos estudantes. Especialista em edificaes, Vieira revelou que foi preciso relacionar os contedos pensados a um espao acessvel, que, no caso, veio a ser o Coordenao Central de Educao a Distncia (CCEAD).

— Conciliar os mtodos de avaliao e pensar como o aluno carregaria o que foi desenvolvido ao longo dos perodos uma problemtica complexa para o andamento dos Projetos Integrados.  Tivemos que pensar como a evoluo do projeto acompanharia a evoluo do aluno. Chegamos concluso que deve ser uma progresso em dois sentidos: a do projeto e a do aluno. Estes dois tempos devem conversar.

O engenheiro percebeu que integrar as disciplinas de diferentes perodos em um mesmo trabalho um desafio para gerar uma conexo das etapas do trabalho. O projeto no acarretou aumento de carga horria e no gerou obstculos atual grade curricular, concluiu.

O Vice-Reitor para Assuntos Acadmicos Jos Ricardo Bergmann. Foto: Amanda Dutra

Na ocasio, o Vice-Reitor Acadmico, Jos Ricardo Bergmann, parabenizou o professor Joel Vieira pela iniciativa. O Vice-Reitor definiu os Projetos Integrados como um programa agregador s diretrizes da Universidade, porque uma iniciativa que permite evoluir processos j existentes, em vez de interromper pesquisas e estudos e come-los do zero. 

— A estratgia do Joel convincente. Os novos tempos j chegaram, temos que modificar a forma de interao com os alunos, na sala de aula devemos explorar essas possibilidades para os cursos serem envolvidos nas atividades do cotidiano do curso e sejam bem colocados no mercado e se sintam satisfeitos com a prpria vida.

O encontro foi organizado pela Coordenao Central de Educao a Distncia (CCAD) e a Rede de Apoio ao Docente (RAD).

Mais Recentes
Integrao dos saberes marca primeiro dia de Seminrio
Ao longo da semana, Universidades Jesutas de 14 pases da Amrica Latina celebram os cinco anos da Laudato Si’
Janelas de excelncia
PUC-Rio e sete universidades catlicas criam parceria para ensino, pesquisa e internacionalizao
Desafios da ajuda humanitria
Agentes da ACNUR relatam o trabalho com refugiados em Roraima