Integrar disciplinas e multiplicar conhecimentos
25/10/2019 16:34
Gustavo Magalhes

Professor Joel Vieira explica os Projetos Integrados, metodologia de ensino aplicada no Departamento de Engenharia Civil e criada por ele

O professor do Departamendo de Engenharia Civil Joel Vieira. Foto: Amanda Dutra.

No V Seminrio de Prticas Inovadoras no Ensino Superior, realizado na tera-feira, 22, o professor Joel Vieira, do Departamento de Engenharia Civil, apresentou os Projetos Integrados. A metodologia de ensino criada pelo pesquisador consiste na elaborao de um projeto, um edifcio de cinco andares que ser planejado pelo aluno ao longo de toda a formao. Para isso, o estudante usar da formao adquirida no curso para conectar o aprendizado nas disciplinas com as prticas exigidas por elas.

De acordo com o engenheiro, a aproximao da Universidade com o mercado de trabalho o maior trunfo da ideia e cerca de 340 alunos j recebem orientaes dos professores. O mtodo foi idealizado no segundo semestre do ano passado e, no momento atual, ele est presente em 15 disciplinas no ciclo profissional do curso de Engenharia Civil.

Segundo Joel Vieira, o aluno inserido nos Projetos Integrados se sente mais confortvel ao longo do curso, porque nutre afeto por aquilo que desenvolve e se esfora para mant-lo bom ao passar das disciplinas.  uma ferramenta que pode ser adaptada para diferentes segmentos acadmicos, sociais e industriais, esclareceu o professor. 

— A colaborao dos professores foi algo natural, porque ningum mudou a rotina e, no fim do processo, os participantes das disciplinas interagem em um projeto detalhado. Dessa forma, todos trabalham com foco na sua rea de especialidade, e o aluno virou o centro do curso. Ele carregar aquele projeto o tempo todo e adquirir um senso de responsabilidade pelo que criou. 

Para fundamentar a metodologia, o professor trabalhou em conjunto a outros integrantes do Departamento de Engenharia Civil. Eles observaram o que as disciplinas da grade curricular poderiam gerar de positivo para um projeto de edificao desenvolvido pelos estudantes. Especialista em edificaes, Vieira revelou que foi preciso relacionar os contedos pensados a um espao acessvel, que, no caso, veio a ser o Coordenao Central de Educao a Distncia (CCEAD).

— Conciliar os mtodos de avaliao e pensar como o aluno carregaria o que foi desenvolvido ao longo dos perodos uma problemtica complexa para o andamento dos Projetos Integrados.  Tivemos que pensar como a evoluo do projeto acompanharia a evoluo do aluno. Chegamos concluso que deve ser uma progresso em dois sentidos: a do projeto e a do aluno. Estes dois tempos devem conversar.

O engenheiro percebeu que integrar as disciplinas de diferentes perodos em um mesmo trabalho um desafio para gerar uma conexo das etapas do trabalho. O projeto no acarretou aumento de carga horria e no gerou obstculos atual grade curricular, concluiu.

O Vice-Reitor para Assuntos Acadmicos Jos Ricardo Bergmann. Foto: Amanda Dutra

Na ocasio, o Vice-Reitor Acadmico, Jos Ricardo Bergmann, parabenizou o professor Joel Vieira pela iniciativa. O Vice-Reitor definiu os Projetos Integrados como um programa agregador s diretrizes da Universidade, porque uma iniciativa que permite evoluir processos j existentes, em vez de interromper pesquisas e estudos e come-los do zero. 

— A estratgia do Joel convincente. Os novos tempos j chegaram, temos que modificar a forma de interao com os alunos, na sala de aula devemos explorar essas possibilidades para os cursos serem envolvidos nas atividades do cotidiano do curso e sejam bem colocados no mercado e se sintam satisfeitos com a prpria vida.

O encontro foi organizado pela Coordenao Central de Educao a Distncia (CCAD) e a Rede de Apoio ao Docente (RAD).

Mais Recentes
Projetos Animados
Professora do Departamento de Artes & Design explica a importncia da animao
O lugar das mulheres na cincia
Grupo de alunas da PUC-Rio desenvolve iniciativa para destacar o papel feminino nos campos tecnocientficos
A essncia do embaixador
Encontro debate a importncia da obra do Alberto Costa e Silva sobre a frica para a composio do Brasil