Uma viagem pela cultura russa
08/11/2019 10:14
Heloiza Batista

Fórum proporciona atividades culturais típicas da Rússia

Participante do forúm veste traje festivo russo. Foto: Gabriela Callado

Imersão na cultura russa foi a proposta do Fórum Internacional da Juventude, que ocorreu no dia 4 de novembro na PUC-Rio. O encontro foi promovido pela empresa Rosatom, de energia nuclear, junto com a universidade e foi organizado pela russa Ekaterina Lazarena. Atividades culturais como oficina de xadrez e degustação de comidas da culinária do país mais extenso do mundo compuseram a programação do fórum.   

Degustação de geleias de frutas silvestres e doces como sharlotka (torta de maçãs), aula de como fazer uma pavlova (sobremesa à base de merengue) e de como jogar xadrez do modo tradicional foram as atividades realizadas. Durante as provas da culinária local, as organizadoras falaram sobre os ingredientes comuns em algumas sobremesas e explicaram a importância do chá. O chá é uma bebida comum no dia a dia dos russos e utensílios como o samovar e podstakannik fazem parte do preparo e são comuns em todas famílias russas.

Russos ensinam a jogar xadrez do modo tradicional. Foto: Gabriela Callado

A organizadora Ekaterina Lazarena explicou as semelhanças entre o Brasil e a Rússia. Ela comentou que, assim como os brasileiros, os russos gostam de comunicar-se entre si, beber bebidas como café, chá e vodka, e têm em comum o gosto por doces e sobremesas. Ela se disse satisfeita de proporcionar a brasileiros uma imersão na cultura do país dela e mostrar, por meio da culinária local e das atividades, costumes e hábitos da Rússia. Ekaterina ressaltou a importância de realizar encontros sobre a cultura russa em diferentes países.

- Somos um grupo criativo que organiza eventos sobre a cultura russa em todo o mundo e já viajamos para muitos países, na Europa e na América Latina, e também na Argentina. E agora é a hora de realizar no Brasil, para mostrar a nossa cultura aos brasileiros, principalmente para os estudantes de universidades. Uma experiência como essa é muito importante para o desenvolvimento das relações entre os estudantes da Rússia e do Brasil e também para desenvolver as relações culturais entre os dois países.

Organizadora do forúm, Ekaterina Lazareva. Foto: Gabriela Callado

A aluna de Relações Internacionais Cristina Shah disse que gostou da oportunidade de interação entre pessoas de diferentes culturas e de degustar sobremesas de um outro país.  

- Acho a iniciativa ótima para os alunos da universidade conseguirem ter essa conexão com a Rússia, um país bem distante e importante, politicamente falando. Acho que foi uma inciativa muito boa apresentar uma outra visão deles, talvez a gente tenha uma visão ainda distorcida, e é bem interessante apresentar mais a cultura com as comidas e jogos. O que eu mais gostei foi fazer a sobremesa, porque foi uma maneira de interagir com as pessoas do evento e conseguir colocar a mão na massa.

Aula de como fazer uma pavlova (sobremesa à base de merengue). Foto: Gabriela Callado

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro