Sensibilidade social para reforçar o sentido de pertencimento
18/12/2020 19:48
Juan Pablo Rey, Maria Clara Aucar e Mariana Albuquerque

Na Assembleia Universitária realizada de forma remota, Reitor da PUC-Rio ressaltou a capacidade da instituição de se adaptar ao sistema de ensino a distância

Assembleia Universitária ocorreu, pela primeira vez na história, de forma remota. Foto: TV PUC

No ano em que a PUC-Rio completa oito décadas, a Assembleia Universitária foi realizada pela primeira vez de forma remota, na quinta-feira, 17, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Durante o encontro, o Reitor padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., destacou a adaptação da Universidade ao ensino a distância e apresentou um balanço do ano letivo. O Reitor ainda ressaltou as diversas campanhas promovidas pelo corpo docente, discente e pelos funcionários na quarentena.  

Padre Josafá definiu a pandemia como um “temporal inesperado” que demandou soluções rápidas e eficientes para a adaptação ao ensino a distância. Ao longo deste período, a PUC-Rio teve 57 mil aulas ou reuniões remotas e 900 mil horas de transmissões de vídeo. Estes números renderam menção honrosa à Universidade no prêmio Zoomtopia Innovation Awards, pela capacidade de se reinventar e usar a plataforma de modo inovador e criativo. De acordo com o Reitor, a instituição conseguiu superar os desafios e fazer uma transição sólida ao continuar a programação acadêmica planejada.

- Há uma cultura de pertencimento vivida durante estes 80 anos de existência da nossa Universidade, evidenciada de maneira muito forte nestes tempos de pandemia. A compreensão de que a instituição é um bem comum de toda a comunidade educativa, se concretiza nos esforços pessoais e departamentais para enfrentar um novo modo de ser, mesmo diante dos limites e inseguranças, tanto internos como externos.

Na Assembleia, que foi mediada pela Assessora da Reitoria e Coordenadora do Comunicar, professora Lilian Saback, o Reitor destacou projetos desenvolvidos durante o período de pandemia, como a campanha de Inclusão Digital, que atendeu 513 alunos. A iniciativa funciona como um fundo de apoio aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e já distribuiu 402 computadores além de 303 chips de pacotes de dados. Ele também comentou sobre os esforços da Associação dos Antigos Alunos e do Conselho do Fundo Patrimonial Endowment da PUC-Rio para ajudar em projetos de interesse da Universidade.

Reitor padre Josafá Carlos de Siqueira durante Assembleia remota. Foto: TV PUC

Padre Josafá ressaltou o sucesso de ações executadas e os aprendizados adquiridos no modelo on-line, que, para ele, poderão ser mantidos e aprimorados para o futuro. Dentre as experiências, o Reitor destacou o fortalecimento na relação interdepartamental e disse que, apesar de discutida há muitos anos, ela foi consolidada no período de ensino a distância.

- Houve amadurecimento extraordinário desta abordagem, tanto no ensino como na pesquisa. O volume de reuniões propostas e projetos interdisciplinares ajudaram a unir ainda mais os diferentes centros e departamentos em um ritmo mais acelerado do que na forma presencial.

O Reitor também comentou sobre a volta gradual das atividades presenciais no campus. De acordo com ele, há planos de transformar a área do bosque, entre a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e o anfiteatro Junito Brandão, em uma área livre, onde as pessoas possam transitar com tranquilidade. Como explicou padre Josafá, a ideia é melhorar toda a parte de arborização e urbanização e instalar mais bancos e mesas no local, de forma ecológica.

- Fizemos o que foi possível, dando o máximo de nós para preservar os valores de uma instituição que faz parte da nossa história. Os esforços, desgastes e sacrifícios pessoais e coletivos foram fundamentais para dar continuidade à história de uma universidade que faz a diferença no ensino e na pesquisa de qualidade no Brasil e no Rio de Janeiro.

Durante todo o encontro, as falas do Reitor foram entremeadas com vídeos que contaram episódios, conquistas e atividades da Universidade no período de isolamento social. A Assembleia teve duração de uma hora e terminou com um vídeo de músicas natalinas cantadas pelo Coral da PUC-Rio.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
PUC-Rio sedia Conferência Nacional de CT&I
Evento traz contribuições para encontro no Brasil, em junho
Conferência vai discutir estratégias de inovação
Encontro nacional vai reunir mais de 4 mil pessoas em Brasília, em junho