Assembleia Universitária reflete a resiliência da Instituição
19/12/2021 11:36
Gabriel Meirelles, Júlia Pinna e Maria Clara Aucar

Depois de dois anos de atividades remotas, a Universidade se prepara para retorno em formato híbrido

Assembleia Universitária 2021, realizada presencialmente na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Foto: Antonio Albuquerque

A Assembleia Universitária da PUC-Rio ocorreu de forma presencial no dia 16 de dezembro na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no campus da Universidade. Após dois anos de ensino a distância, o Reitor, padre Josafá Carlos de Siqueira, S. J., conduziu a cerimônia, na qual prestou contas e fez homenagens à comunidade da PUC-Rio. Ele afirmou que 2021 foi o ano mais difícil da gestão dele e que foi necessário contar com a resiliência, a marca indelével da instituição, para enfrentar os desafios. Apesar das adversidades, o Reitor comemorou que a PUC-Rio foi a mais votada deste ano na categoria Universidades particulares da pesquisa Marcas dos cariocas, do jornal O Globo. Ele também destacou a perspectiva do retorno às atividades acadêmicas e administrativas de forma híbrida em 2022.

Padre Josafá pediu compreensão e participação da comunidade da PUC-Rio na reconfiguração para o próximo ano. Ele manifestou a esperança do pleno retorno à vida do campus, com o avanço da vacinação. Mesmo com a necessidade de manter as normas sanitárias, alguns cursos e disciplinas vão passar a funcionar de maneira híbrida,  presencial e remota.

– Temos a convicção de que no retorno ao campus universitário, em 2022, algumas coisas voltarão como no passado; outras retornarão de maneira diferenciada; e outras, enfim, provavelmente não terão condições de retornar como outrora.

Padre Josafá recordou as mudanças na Associação Mantenedora e no Conselho de Identidade e Missão (CIM) da PUC-Rio. Em abril, o padre Luís Corrêa Lima, S.J. substituiu o padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira no cargo de presidente da Mantenedora. Em junho, padre Josafá nomeou 14 membros para o CIM, que estarão no conselho pelos próximos dois anos. Entre eles, está o Vice-Reitor Geral, padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., que preside o grupo.

 

Padre Josafá relembra as atividades da PUC-Rio em 2021 e apresenta as perspectivas para 2022. Foto: Antonio Albuquerque

Mesmo com as dificuldades enfrentadas em 2021, padre Josafá ressaltou que o saldo de atividades foi muito positivo, e que a PUC-Rio agiu de maneira pró-ativa frente aos desafios. O dinamismo da instituição fez com que, mesmo de maneira remota, houvesse aulas, seminários, ações comunitárias, simpósios e os vestibulares. O Reitor ainda apontou a cultura de pertencimento do corpo docente e dos funcionários e observou que união faz a força.

– A PUC está muito viva, muito ativa. Inúmeras atividades, eventos e premiações foram realizados. Isto mostra o dinamismo da história desta instituição, que tem uma resiliência extraordinária, o que demonstramos com esforço, competência, capacidade e doação.

Para 2022, a Reitoria vai manter o apoio a ações iniciadas neste ano, como a Agência de Comunicação da PUC-Rio, o setor de carreiras e os novos laboratórios. Dentre todos estes projetos, padre Josafá colocou como prioridade o novo auditório, que foi mencionado pela terceira Assembleia Universitária consecutiva, mas permanece impedido de sair do papel por falta de licença da prefeitura.

Além da prestação de contas, foram feitas homenagens a diversos professores e colaboradores da Universidade. Foram quatro grupos de premiação, o primeiro homenageou a equipe de realização dos vestibulares; o segundo, pesquisadores; o terceiro e quarto foram medalhas destinadas a professores que desempenharam papéis importantes ao longo de 2021.

A Medalha Laudato Si’ foi concedida ao jornalista André Trigueiro, que é professor do Departamento de Comunicação, pela atuação na divulgação de ideias de uma sociedade sustentável e pelas denúncias no retrocesso na política ambiental brasileira. A medalha Padre Leonel Franca, S.J. foi conferida ao diretor do Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico da PUC-Rio, professor Marcelo Gattass, fruto do trabalho desempenhado durante o ano. O professor atribuiu o reconhecimento à resiliência do instituto frente às mudanças sofridas durante a pandemia.

– O Instituto Tecgraf sempre esteve muito ligado à necessidade da sociedade, foi natural entender o que era importante fazer naquele momento. Acho que isto nos deu a força para fazermos a transição rápida, para continuarmos com níveis de projetos e apoiarmos a PUC como fazemos.

 

Diretor do Tecgraf, professor Marcelo Gattass recebe a medalha Padre Leonel Franca, S.J. Foto: Antonio Albuquerque 

No final do encontro, transmitido também de forma remota pelo canal da TV PUC-Rio, em parceria com o projeto Comunicar, o CEIC, o RDC e a plataforma ECOA, foi exibido um vídeo do projeto do hotsite Memórias da pandemia – Experiências e sentimentos, cujo desenvolvimento está a cargo do Núcleo de Memória da Universidade. Um outro vídeo, com uma apresentação do Coral da PUC-Rio, que interpretou uma canção natalina, encerrou a assembleia.

Depois da Assembleia Universitária, um grupo de alunos do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Raul Amaro fez a reivindicação de algumas pautas. Uma delas era a manutenção do auxílio digital, que beneficiou 578 estudantes em 2021. Durante a cerimônia, o Reitor garantiu que o programa não permanecerá, mas o suporte aos alunos continuará, e caberá a cada departamento analisar e avaliar como solucionar as questões do seu alunato.

Para assistir à gravação da Assembleia Universitária, acesse:
Assembleia Universitária 2021 - YouTube

Mais Recentes
Esperança para começar 2022
Alunos e professores de diferentes cursos da Universidade se encontram no campus com o desejo de voltar ao dia a dia das salas de aula
Primeira turma de Neurociências da PUC-Rio se destaca em 2021
Alunas ganharam 1º lugar obtido no Neurobright, Olimpíada Nacional de Neurociências
Um olhar de dentro para fora
Exposição de alunos da PUC-Rio, no Museu Histórico da Cidade, se conecta com a comunidade do local